Roda de conversa sobre a luta das mulheres negras acontecerá na quarta-feira (21)

A Adusb, em parceria com coletivos, promoverá roda de conversa no auditório da Adusb às 17h, no campus Vitória da Conquista,  com o tema “dia internacional da mulher negra, latino-americana e caribenha em um momento de retrocessos e retirada de direitos”. É a terceira etapa da atividade, que já ocorreu em Jequié (14) e Itapetinga (15). 

Apesar do dia da mulher negra, latino-americana e caribenha ser comemorado em 25 de julho, foi decidido realizar a programação em agosto por conta do calendário acadêmico da Uesb. Sandra Ramos, membro do Grupo de Trabalho de Política de Classe, Étnico-raciais, Gênero e Diversidade Sexual da ADUSB (GTPCEGDS) acredita que a data “nos dá a oportunidade para refletirmos sobre a situação da mulher preta, parda e de diversas miscigenações. É um dia para debatermos sobre a situação destas mulheres trabalhadoras que sofrem com o racismo diuturnamente”.

Diante do cenário político atual, em que o presidente é declaradamente machista e racista, se faz ainda mais necessário debater a situação das mulheres negras no Brasil. “Enfrentamos retrocessos nas políticas governamentais, como as reformas trabalhista, da previdência e os ataques à educação pública. As contrarreformas afetam negativa e diretamente a vida das mulheres negras e periféricas, pois são as que enfrentam os maiores impactos. Nesse sentido é importante debatermos meios de superação da opressão histórica sofrida por essas mulheres, dando visibilidade à luta e combatendo o racismo”, diz Sandra.

Palestrantes

Marília do Amparo Alves - Assistente Social, Mestre em Educação, Membro do Grupo de Pesquisa em Ludicidade, Didática e Práticas de Ensino.

Daiana Sousa - Estudante do Curso de História da UESB e membro do Coletivo LGBT Comunista.

Mediação

Iracema Lima - Professora da UESB, membro do Grupo de Trabalho de Política de Classe, Étnico-raciais, Gênero e Diversidade Sexual da ADUSB (GTPCEGDS).

Entidades que constroem o evento

GTPCEGDS Adusb, Coletivo Afro, Círculo de Mulheres, Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro, Coletivo LGBT Comunista, Coletivo Negra Ouro, Coletivo Oxe Marias, DCE UESB – Kamayurá.