Dia do/a Professor/a: Confira os livros que serão lançados ou relançados no dia 15/10

O Dia do/a Professor/a será comemorado pela Adusb com lançamento de livros, no dia 15 de outubro, nas sedes da Adusb. O objetivo é valorizar as pesquisas desenvolvidas pela categoria e suas contribuições para a sociedade. As cerimônias de lançamento acontecerão no dia 15 de outubro às 9h30 em Jequié e Vitória da Conquista. A atividade será realizada na mesma data às 18h30 em Itapetinga. Confira os livros que serão lançados.

Leia também sobre as confraternizações do Dia do/a Professor/a.

VITÓRIA DA CONQUISTA | Sede da Adusb às 9h30

Autores - Cláudio Carvalho, Karine Grassi e Sérgio Graziano Sobrinho

Livro - Vidas urbanas e a vida nas cidades: regramentos urbanos, ambientais, seletividade e violência

Resumo - A obra reúne 16 textos de 24 autores de diferentes áreas do conhecimento (direito), geografia e urbanismo), de distintos estados do país (Bahia, Rui Grande do Sul, Paraíba) com suas visões/ percepções sobre a atual conjuntura das cidades brasileiras frente ao crescimento da violência urbana e as pressões sobre o meio ambiente.

Autor/ Organizador - Cláudio Pinto Nunes

Livros - Políticas Educacionais, Trabalho Docente e Diversidade: Um Diálogo Necessário; Educação e Contextos Diversos: Implicações Políticas e Pedagógicas; Políticas Educacionais e Programas de Governo: aproximações e Contradições; Pesquisas sobre Políticas Educacionais; Experiências Educativas: Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional.

Autores - Elinaldo Santos, Reginaldo Santos e Vitor Braga

Livro - Administração do Desenvolvimento: História, Teorias e Perspectivas

Resumo - O debate sobre a quem cabe coordenar o desenvolvimento – se ao Estado, ao mercado, à sociedade ou a todos esses agentes, conjuntamente – coloca no centro da discussão o questionamento sobre qual o papel da Administração nesse contexto. Com o propósito de contribuir com essa reflexão, os autores do livro revisitam os estudos sobre desenvolvimento, com o fim específico de demonstrar a importância de um campo do saber que esteja apto a observar, descrever, analisar, explicar e prescrever as relações sociais de produção, distribuição e consumo, de países, regiões, lugares ou organizações, de modo a contribuir para o bem-estar social.

Autora - Rita de Cássia Oliveira Lima Alves

Livro - Do Uno ao Múltiplo: Desafios e Perspectivas de uma Cidade Média

Resumo - Trazer à discussão o debate sobre cidades médias nos remete refletir sobre questões relacionadas à coletividade. Exemplifique-se os equipamentos urbanos, a educação, a saúde, o mercado de trabalho, dentre outros aspectos. Estes, por sua vez, nos possibilita, nos tornarmos conscientes da importância da qualidade de vida para a população.

Autores - Genilson Ferreira da Silva, Iracema Oliveira Lima e Maria Sigmar Coutinho Passos

Livro - Pesquisa em História e Educação: Desafios teóricos e metodológicos

Resumo - A obra tem por objetivo precípuo debater sobre temas atinentes à construção do conhecimento nos campos da História e Educação, em que se procura construir um diálogo entre essas duas áreas. A coletânea reúne textos inéditos, resultantes dos estudos realizados por pesquisadores, reunidos em torno do NHIPE.  Alguns desses textos são produtos das teses de doutorado e outros decorrentes das pesquisas mantidas por cada um de seus autores. Em essência, temos aqui um livro que agrupa pesquisadores em torno de temas ligados à História Social e à Educação Histórica ao ensino de História, numa perspectiva metodológica.

Autores/Organizadores - Benedito Gonçalves Eugenio, José Valdir Jesus de Santana, Jussara Tânia Silva Moreira e Maria de Fátima de Andrade Ferreira

Livro - Diversidades e Educação: Múltiplos Olhares

A obra reúne um conjunto de discussões e reflexões que se fundamentam numa multiplicidade de aportes. Todos os textos envolvem questões teóricas e trazem a necessidade de colocar em pauta temas atuais sobre as diversidades, sobre múltiplos olhares que problematizam a imagem, a memória, os discursos, as linguagens, as formas de ver as “coisas”, de produzir conhecimentos sobre gênero, raça, etnia e escola.

Autora - Valdira Meira Cardoso de Souza

Livro - Intertextualidade: a nomeada nas personagens de Machado de Assis

Resumo - O livro apresenta uma análise literária do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas e dos contos “O alienista”, “O Segredo do Bonzo”, “A Sereníssima República”, “Conto Alexandrino”, “Cantigas de Esponsais”, “Um Homem Célebre” e “Teoria do Medalhão, com ênfase nas personagens que buscam a fama

JEQUIÉ | Sede da Adusb às 9h30

Autora - Silvana Silva

Livro - A BNCC da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: políticas públicas, currículo, competências e educação ambiental

Resumo - A BNCC da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: políticas públicas, currículo, competências e Educação Ambiental, é uma obra em que a autora levanta considerações embasadas em procedimentos analíticos, para compreender como uma política pública da dimensão da BNCC se materializa em um país com crise política, fiscal e socioambiental

Autores - Alba Benemérita Alves Vilela, Claudia Ribeiro Santos Lopes e Hernane Borges de Barros Pereira

Livro - AnCo-Redes: Modelo para análise cognitiva de representações sociais

Resumo - A proposta da obra é apontar um novo caminho para as pesquisas em Representações Sociais, aliando três campos do saber: Teoria das Representações Sociais, Teoria de Redes e Análise Cognitiva. Nesse sentido, é apresentado um novo modelo para identificação e análise temática, a partir do uso das redes semânticas.

ITAPETINGA | Sede da Adusb às 18h30

Organizadores/Autores - Benedito Gonçalves Eugenio, José Valdir Jesus de Santana, Jussara Tânia Silva Moreira, Maria de Fátima de Andrade Ferreira e Edmacy Quirina de Souza

Livro - Diversidades e Educação: Múltiplos Olhares

Resumo - A obra reúne um conjunto de discussões e reflexões que se fundamentam numa multiplicidade de aportes. Todos os textos envolvem questões teóricas e trazem a necessidade de colocar em pauta temas atuais sobre as diversidades, sobre múltiplos olhares que problematizam a imagem, a memória, os discursos, as linguagens, as formas de ver as “coisas”, de produzir conhecimentos sobre gênero, raça, etnia e escola.

Autores - Iara Callegaro e Xosé López

Livro - Culturas alimentares, Biodiversidade e Segurança Alimentar no Território de Identidade

Resumo - Biodiversidade e segurança alimentar constituem a questão central deste livro e sua importância está contemplada na obra à medida que aborda os diversos assuntos relacionados. Além de discorrer de forma clara sobre os debates e ações que compõem a história da luta pela segurança alimentar no Brasil, desde Josué de Castro até a implantação da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, sua leitura possibilita “saborear os frutos da terra”, nos conduzindo a passear pelas pequenas propriedades rurais e pelas feiras livres, através dos depoimentos e fotos de gente da terra e das culturas alimentares cultivadas no Território de Identidade estudado. Como aborda o texto, “resgatar a relação entre a produção e a conservação das culturas alimentares e ainda a diversidade das espécies que fazem ou fizeram parte da dieta humana é também entender parte de nossa história através da alimentação”. A publicação deste estudo vem agregar conhecimentos e estimular a reflexão sobre estas questões.

Autoras - Daniela Alexandrino e Salete Queiroz

Livro - Estudos de caso para o ensino de Química 2

Resumo - O livro reúne dez estudos de caso que tratam tanto de conteúdos tradicionalmente ministrados em aulas de Química quanto de aspectos associados à saúde, meio ambiente, economia e ética, viabilizando, dessa forma, a abordagem de questões científicas e sociocientíficas.

Autor - Luciano Lima Souza

Livro - A Fará Kó Arawa: Memória e Tradição no Candomblé da Bahia

Resumo - O livro aprofunda as discussões e debates sobre a organização das relações de sociabilidade e de parentesco na chamada “família de santo”, ao empreender uma análise de uma categoria central para a organização dessas relações: a “senioridade”. Esta é compreendida por meio da análise de um corpus bem constituído, casas de axé de duas cidades baianas do interior da Bahia, já que o autor preferiu estudar o funcionamento de candomblés não situados em Salvador ou no Recôncavo, candomblés estes que têm sido objeto recorrente da maioria das pesquisas já realizadas entre nós. A aparente periferia das casas de culto escolhidas pelo autor torna patente a centralidade, mesmo fora do eixo Salvador-Recôncavo, da senioridade e de categorias que lhe são complementares na organização de grupos familiares rituais e da estruturação de relações de sociabilidade e parentesco na família de santo.

Autor - Roger Luiz da Silva

Livro – Cabeças

Resumo - Na sociedade Saracuriense existiram vários personagens inspiradores dentre os quais se podem destacar Galo Cego o vigilante mais conquistador da Bahia, Fuin o maior bêbado da região com seu comportamento nada moral, Lombrigão o prefeito mau caráter que embromava até a sua bela esposa D. Fubiquinha e as simpáticas velhinhas, porém fofoqueiras, D. Bartira e sua irmã D. Pororoca.

Autora/Organizadora - Maria de Fátima de Andrade Ferreira

Livro - Violência, diversidade e educação em Direitos Humanos na Escola

Resumo - O livro reúne quatro partes que tratam da violência, diversidade e educação em direitos humanos na escola, considerando a importância do fortalecimento de práticas individuais e sociais que gerem ações e instrumentos em favor do combate à violência social e no cotidiano escolar e, desse modo, pretende refletir sobre a afirmação de valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos no cotidiano escolar e social.