Unimed: Usuários que não corrigirem irregularidades terão seu plano cancelado a partir de janeiro de 2020

Em virtude do decreto estadual 15.016/14, que alterou o sistema de consignação em folha, a Adusb está impedida de fazer o desconto integral da Unimed no contracheque de parte da categoria. Apesar de todos os esforços da Adusb para assegurar o pagamento do plano de saúde, alguns professores sem margem de consignação ainda continuam com pendências. Os docentes nesta situação devem regularizar seus pagamentos até o dia 11 de dezembro, sob pena de terem seu plano e de seus dependentes cancelado a partir de 1 de janeiro de 2020. A medida visa impedir a insolvência do plano e proteger aqueles que estão com os pagamentos em dia.

Histórico

A decisão de cancelar o plano dos docentes com pagamentos irregulares, foi tomada em assembleia realizada no dia 18 de março de 2016. O procedimento autorizado pela categoria foi comunicar os usuários sobre o valor a ser pago mensalmente e estabelecer data limite de 30 dias para regularização do pagamento. Em caso de não cumprimento até o dia 14 do mês, o plano seria suspenso e se a pendência não fosse resolvida até o dia 30, o sindicato procederia com a exclusão. Durante a assembleia do dia 23 de março de 2019, foi deliberada mais uma vez que serão excluídos do plano aqueles que, apesar de avisados, não realizassem a quitação do débito.

Confira a ata da assembleia de 18 de março de 2016.

Há três anos as sucessivas diretorias da Adusb têm se empenhado para esclarecer todas as dúvidas e notificar, das mais diversas formas, os professores sobre suas pendências. No último período, e-mails passaram a ser enviados mensalmente com as informações individuais e os dados bancários para pagamento. Ainda assim, um grupo de docentes permanece com irregularidades nos pagamentos, gerando sérios impactos no caixa do sindicato e colocando em risco a continuidade do plano.

Como a fatura da Unimed é paga todos os meses integralmente, independente de algum usuário não ter feito o repasse, cresce a utilização do caixa da Adusb para cobrir os valores referentes aos docentes que não estão com os pagamentos em dia. Até o momento o plano tem sido pago rigorosamente em dia, mas as dívidas dos docentes referentes ao plano vêm se acumulando, desde 2016. A situação é grave, pois compromete os recursos do sindicato que são utilizados para a luta e ameaça o pagamento das despesas fixas, como o pagamento de funcionários.

Regularize sua situação

Em vista disso, a diretoria da Adusb, após esgotar todas as possiblidades de resolução negociada, terá que proceder com a decisão da assembleia de cancelamento do plano de saúde daqueles que foram reiteradas vezes alertados, mas ainda permanecem irregulares. Mais uma vez será enviado e-mail com notificação, além de providenciada a entrega de carta física aos docentes. O prazo final para regularização é 11 de dezembro. As dúvidas sobre os valores devidos ou outras questões podem ser esclarecidas nas secretarias da Adusb.

A diretoria alerta os usuários do plano a buscarem em suas caixas de e-mail, inclusive na caixa de spam, mensagens do endereço comunicacao@adusb.org.br, para verificar se não possuem pendências.

Vitória da Conquista

(77) 3424-8713/ 3424-1035

adusbsecretaria@gmail.com

Jequié

(73) 3527-4704

adusbjequie@hotmail.com

Itapetinga

(77) 3261-6277 / 8681

adusbit@yahoo.com.br