Nota de repúdio ao ato de racismo dirigido à professora Isabel dos Reis

É com profunda indignação que tomamos conhecimento de mais uma grave denúncia de racismo estrutural, agora contra a professora Dra. Isabel dos Reis, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. De acordo com a denúncia, o ataque racista à professora ocorreu no dia 9 de dezembro, enquanto ela, que é negra e trabalhadora, exercia seu labor docente, naquela Universidade. É imperativa a apuração célere e rigorosa da denúncia. Não podemos tolerar o descaso nem a impunidade, diante de fato tão grave.

O mês de novembro foi especialmente dedicado ao debate das questões raciais no Brasil e toda a problemática econômica e social que naturaliza as práticas racistas. Ainda que sejam consideradas crimes, nos deparamos com atitudes racistas como esta agora denunciada. Enquanto sindicato classista é nosso dever defender políticas de combate ao racismo no âmbito da Universidade e que estas se estendam a toda a sociedade, de forma que nenhum/a trabalhador/a seja vítima de preconceito devido à cor da sua pele ou sua identidade étnico-racial.

É imprescindível enfrentar o racismo, em especial na atual conjuntura política do Brasil, e buscar ações para a desestruturação do racismo em nossa sociedade. Num momento em que governos, de todas as esferas, reproduzem discursos de negação do racismo, muitas vezes flertando com um discurso genocida dirigido à população negra, não é possível recuar na luta contra o racismo. Manifestamos publicamente solidariedade à professora Dra. Isabel, vítima do racismo e da discriminação racial. Reafirmamos nosso compromisso com a luta contra todas as formas de discriminação, em especial as motivadas por questões étnico-raciais e de gênero.  Repudiamos toda e qualquer manifestação preconceituosa.

Basta de racismo! Por uma sociedade igualitária!! Todo apoio à Professora Dra. Isabel dos Reis!!

12 de dezembro de 2019

Grupo de Trabalho de Políticas de Classe para Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual da Associação dos Docentes da UESB – GTPCEGDS-ADUSB

Diretoria da ADUSB