Servidores Públicos Baianos realizam atos contra a truculenta aprovação da PEC 159/20
Ato unificado no Campo Grande 04.02.20 (Foto: APLB Sindicato)

Nesta terça-feira (4) o Fórum de Entidades dos Servidores Públicos realizou um ato com centenas de funcionários do estado. Professores universitários, profissionais das áreas da educação, saúde, segurança pública, fazendários, judiciário, entre outros, ocuparam as ruas do centro de Salvador para denunciar a truculência, o desrespeito e a falta de diálogo do governo Rui Costa na aprovação da reforma previdenciária estadual ocorrida na última sexta-feira (31).
Com faixas, falas e cartazes os trabalhadores denunciaram a forma como a reforma foi aprovada. A votação do projeto foi motivo de escândalo e indignação. Uma das principais marcas da tumultuada sessão foi o acionamento do Batalhão de Choque da Polícia Militar para conter os servidores que se manifestavam contra a Proposta ocupando o plenário. Spray de pimenta foi usado contra os trabalhadores, o que gerou intenso confronto e algumas pessoas ficaram machucadas. A reforma foi aprovada com parlamentares escondidos em um Sala de Comissões e sob a escolta policial. Segundo relatos, policiais civis e prisionais que participaram da mobilização estão sofrendo intimidações e ameaças de demissão por parte do Governo do Estado.

Durante protesto, lideranças dialogaram com a população na Praça da Piedade (Foto: APLB Sindicato)

Uma parte importante da população presente ouviu e prestou solidariedade à luta dos trabalhadores do estado. Uma carta unitária em defesa do serviço público também foi entregue durante o protesto (leia a carta na íntegra aqui). Mesmo com a aprovação da reforma, as categorias seguem organizadas e resistentes. No último dia 2 de fevereiro, durante o dia de Iemanjá, servidores públicos também protestaram contra a reforma da previdência de Rui Costa. Com a justificativa de recomendação médica o governador não participou da tradicional celebração religiosa.
Atualmente o Fórum de Entidades dos Servidores Públicos, junto à especialistas da área, tem debatido a possibilidade de medidas jurídicas contra a aprovação da reforma. O próximo ato conjunto das entidades do serviço público estadual será na próxima sexta-feira (7), às 9h, na Praça da Piedade. Confira a convocatória do ato.


Protesto dos servidores públicos durante o dia de Iemanjá. (Foto: Ascom Aduneb)

Via Fórum das ADs