Sindipetro-SJC denuncia Petrobrás por assédio e prática antissindical durante a greve

O Sindipetro-SJC entrou com uma denúncia contra a Petrobrás, nesta quarta-feira (12), no Ministério Público do Trabalho, por assédio moral e prática antissindical durante a greve nacional petroleira.

Nesta terça-feira, a empresa emitiu comunicado informando que “o desconto dos dias não trabalhados pelos empregados que aderiram ao movimento grevista ocorrerá já no próximo pagamento, que será realizado no dia 21/02.”

No entanto, a prática usual da empresa é apurar as faltas após o mês trabalhado, o que comprova que o único objetivo do comunicado é assediar o trabalhador e impedir o exercício do direito fundamental de greve.

Além disso, o Sindicato também denunciou que empregados estão sendo assediados pela gerencia e supervisão da empresa a deixarem de cumprir suas atividades passando a desempenhar outras que não lhes cabem. Esta prática viola a liminar concedida à própria Petrobrás pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho), que determina “a manutenção em atividade e no desempenho normal de suas atribuições, contingente de 90% de trabalhadores”.

“As práticas adotadas pela Petrobrás violam o direito de greve e são uma atitude flagrante de prática antissindical. Mas os trabalhadores não irão se intimidar, a greve continua a crescer”, afirma o presidente do Sindipetro-SJC, Rafael Prado.

Fonte: Sindipetro-SJC

Via cspconlutas.org.br