Dia 18 de março, é greve! Paralisação das atividades docentes por 24h.

Em cumprimento à decisão tomada pelos docentes da UESB, em assembleia realizada no dia 05/03, a Adusb vai aderir à Greve Nacional no dia 18 de março, quando serão suspensas todas as atividades docentes da Universidade nos três campi, numa paralisação de 24h.

A mobilização foi pautada em defesa da educação pública e gratuita, dos serviços públicos, gravemente prejudicados por sucessivos cortes orçamentários, das liberdades democráticas, contra as reformas – trabalhista, da previdência e administrativa – que retiram direitos dos trabalhadores, acentuando cada vez mais a crise, que atinge com força somente os trabalhadores do país.

Movimento em todo o Brasil

A paralisação do dia 18 de março é um movimento nacional conclamado inicialmente pelas entidades da educação. Porém, a insatisfação geral em todo o país gerou uma ampliação das frentes de luta para além dos setores educacionais, com a adesão das Centrais Sindicais.

Na Bahia, a educação básica estadual irá aderir à paralisação. Nas Universidades Estaduais, Adufs e Aduneb já aprovaram a adesão em assembleia. A Adusc fará assembleia no dia 16, quando retornam do recesso acadêmico. Na UFBA, a assembleia docente ocorrerá na tarde de hoje (11). Na educação municipal de Vitória da Conquista, a assembleia será no dia 13.

São graves, nos cenários nacional, estaduais e municipais, os ataques aos direitos. As “reformas” são muitas nas várias esferas de governo, independente de bandeira partidária. São medidas provisórias, decretos, leis, emendas constitucionais, portarias, instruções normativas, que supostamente viriam para “arrumar” a economia, mas que na verdade atacam diretamente a condição de vida dos trabalhadores dos setores público e privado. Retiram direitos, reduzem salários e precarizam os serviços públicos em áreas de grande importância social, como saúde, educação e ciência.

Também causam preocupação as sucessivas declarações do presidente Jair Bolsonaro ameaçando as liberdades democráticas conquistadas com o fim da ditadura militar e a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Ainda que sejam liberdades limitadas, certamente são muito melhores daquilo que o presidente tem defendido em seu discurso, que remete a regimes autoritários e, portanto, ao fim das liberdades democráticas.

O intuito do movimento é ampliar e fortalecer o já agendado Dia Nacional da Greve da Educação e do Serviço Público, aprovado no 39º Congresso do ANDES-SN, que ocorreu em fevereiro. A mobilização tomou corpo e está ficando mais forte com a chegada de outros sindicatos e movimentos sindicais.

Atos locais

A Adusb está participando da organização dos atos locais que ocorrerão no próximo dia 18, com atividades em construção em Jequié, Itapetinga e Vitória da Conquista.

A programação com agenda completa e locais de concentração será divulgada em breve. Mais informações no site da ADUSB e também em nossas redes sociais.

Leia mais sobre este assunto:

Assembleia aprova mobilização em 18 de março