2 de julho é dia de celebrar a luta contra as opressões
Fotos: Adusb, Fórum das ADs e Murilo Bereta

O 2 de julho é o  dia da Independência do Brasil na Bahia, data da vitória sobre o exército português. É um marco na cultura popular estadual em que se celebra a força do povo baiano na luta contra a opressão. A Adusb todos os anos nesta data ocupa as ruas de Salvador, em conjunto com o Fórum das ADs, para denunciar os ataques dos governos, inclusive os de Rui Costa e Bolsonaro, à educação pública e aos direitos da categoria

Mesmo com a proclamação da Independência do Brasil por D. Pedro I, em 7 de setembro de 1822, Portugal continuava a lutar para manter seu domínio. Na Bahia, o sentimento de indignação com o processo de exploração português era latente, especialmente entre a população pobre. Foram essas baianas e baianos que engrossaram as fileiras como voluntários ao lado do Exército Brasileiro para expulsarem as tropas portuguesas do Estado, o que ocorreu em 2 de julho de 1823. Um cortejo é realizado em Salvador para homenagear a luta do povo baiano contra a tirania portuguesa.

Até os dias de hoje o momento é utilizado pela população e movimentos sociais organizados como crítica aos governos. O Fórum das ADs anualmente constrói o Bloco em Defesa das Universidades Estaduais da Bahia, levando às ruas a importância da educação superior pública e denunciando os projetos de desmonte da educação pública , levado a cabo no estado pelo governo Rui Costa.

Participação da Adusb ao longo dos anos no Cortejo 2 de Julho em Salvador.
Fotos: Adusb, Fórum das ADs e Murilo Bereta

Apesar das mais de 16h de viagem, a Adusb sempre se fez presente, com a participação de professoras e professores da UESB no Bloco das UEBA, que segue em caminhada do Largo da Lapinha até o Pelourinho, quase 5h de caminhada. O retorno acontece logo após o final da atividade.

Por conta da pandemia, o Cortejo 2 de Julho não acontecerá este ano, entretanto a data continua sendo importante para celebração da luta contra as opressões. Mesmo com as táticas rasteiras do governo Rui Costa, a greve dos docentes das UEBA, realizada no primeiro semestre do ano passado, conquistou até 900 promoções e R$ 36 milhões em verbas de investimento para as universidades (saiba mais). Além disso, o movimento docente garantiu a permanência do artigo 22 do Estatuto do Magistério Superior, que permite a redução de carga horária em sala de aula para 8h, aos professores com projetos de pesquisa e extensão (saiba mais). A Adusb também obteve vitória que assegurará, nesse primeiro momento, cerca de 40 mudanças de regime de trabalho (saiba mais).

Cards de convocação para o 2 de julho

São conquistas significativas e que devem ser celebradas neste momento, entretanto, é preciso continuar atento aos ataques do governo Rui Costa. Já são mais de 5 anos sem sequer a reposição da inflação para os servidores públicos baianos. As perdas salariais ultrapassam os 35%. As Universidades Estaduais da Bahia continuam com graves problemas orçamentários.

Na UESB, a rubrica geral da verba de manutenção e investimento teve 100% de contingenciamento em abril e maio, ou seja, não foi repassada. O represamento mensal tem crescido e em junho alcançou os 49,18% das verbas de manutenção e custeio. A situação inviabiliza o funcionamento da Universidade, que mesmo com as aulas presenciais suspensas, continua a desenvolver as demais atividades, pesquisa, extensão e administrativas, inclusive as ligadas ao combate do coronavírus, de forma remota.

Portanto, neste 2 de julho, devemos comemorar as lutas de ontem e hoje do povo baiano e aglutinar forças no combate as opressões que continuam a existir.

A CSP-Conlutas Bahia realizará um Webnário ao 2 de julho para discutir a conjuntura política estadual com o tema “Com tiranos não combinam brasileiros corações!”. A atividade será transmitida na página do Facebook da CSP-Conlutas Bahia às 16h, com participação de Hamilton Assis (Executiva Estadual da CSP-Conlutas), Hilton Coelho (Historiador e Deputado Estadual) e Irene Maestro (Executiva Nacional da CSP-Conlutas).