Adusb cobra da Unimed resolução dos problemas de atendimento
Foto: Blog do Anderson

A diretoria da Adusb voltou a cobrar medidas à Unimed-Sudoeste para a resolução dos problemas de atendimento nesta sexta-feira (31). Dessa vez foram discutidas reclamações de docentes do campus de Jequié. O plano de saúde relatou dificuldades de contato com prestadores de serviço locais, forneceu contato dos canais de atendimento e prestou informações sobre reembolso nos casos de atendimento particular. A Adusb exige que a situação seja resolvida o quanto antes, pois no contexto da pandemia, é ainda mais urgente que os serviços sejam prestados com qualidade e sem desgaste para os usuários.

Problemas em Jequié e reembolso

Em resposta ao contato da Adusb, a diretoria da Unimed comunicou que está com dificuldades na rede credenciada de Jequié, pois os prestadores não recebem a equipe do plano. Enquanto as negociações não são concluídas, a Unimed afirmou que “os beneficiários têm a opção de serem atendidos em qualquer outro local da nossa rede (qualquer cidade da nossa área de ação) ou ainda fazer o atendimento particular em Jequié [solicitar recibo] e enviar o pedido de reembolso para a equipe de atendimento da Unimed Sudoeste (via Whatsapp ou presencial)”.

Testagem para coronavírus

Um outro problema enfrentado pelos usuários relatados à Adusb se trata da testagem para coronavírus. Há confusão por parte de alguns prestadores sobre a obrigatoriedade dos planos de saúde cobrirem este procedimento. Por determinação da Agência Nacional de Saúde (ANS), desde que haja indicação médica, os planos de saúde devem oferecer cobertura dos testes de tipo RT-PCR, conhecidos como testes de biologia molecular ou de RNA. Já os sorológicos, vulgo testes rápidos, não fazem parte do rol de procedimentos obrigatórios dos planos de saúde.

ANS

A diretoria da Adusb reforça mais uma vez que é obrigação da Unimed prestar atendimento de qualidade a todos os usuários do plano, independente de onde residam, já que o plano tem cobertura nacional. Além disso, é importante que as reclamações sejam registradas também no canal de atendimento da ANS. 

Canais de atendimento (Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista)

Exclusivo aos beneficiários da Adusb – (77) 4009-9408

Continua em funcionamento, mas com tempo maior de espera para contato.

Whatsapp - (77) 2101-9393

Canal criado para auxiliar na autorização de exames, procedimentos, acompanhamento de solicitações, dentre outros.

Unimed para você (atendimento remoto para COVID-19) - (77) 98116-2824

Atende e acompanha usuários com problemas relacionados ao coronavírus. Em caso de suspeita de covid-19, o plano de saúde recomenda que o contato seja feito por este número.

Demandas relacionadas ao atendimento - (77) 2101-9369 (Sra. Deisiane)

Ouvidoria da Unimed - (77) 2101-9392

Canal de atendimento para o direcionamento de reclamações. De acordo com a Unimed, as demandas apresentadas devem ser respondidas em até 5 dias úteis. Os docentes também podem entrar em contato pelo e-mail  ouvidoria@unimedsudoeste.com.br e whatsapp (77) 99969-2165.