Adusb segue em campanha contra a Reforma Administrativa
Outdoor na Rua da Granja em Vitória da Conquista

A Reforma Administrativa (PEC 32/2020) está em tramitação na Câmara dos Deputados e, se aprovada, precarizará ainda mais as condições de trabalho dos servidores federais, estaduais e municipais. Além disso, reduzirá drasticamente a qualidade dos serviços públicos. Para apresentar à população os riscos deste projeto, a Adusb iniciou campanha contra a Reforma Administrativa nesta segunda-feira (29). Os materiais serão veiculados via carros de som, rádios, outdoors e internet.

“O presidente, os defensores da Reforma Administrativa e até mesmo uma parte da imprensa, partem de pressupostos mentirosos, com o objetivo de enganar e convencer a população de que a Reforma é necessária, como dizer que servidores ganham muito, que os serviços públicos estão com inchaço de pessoal e tantas outras falácias. A grande verdade é que a Reforma atende à lógica do Estado mínimo, um enorme risco ao povo brasileiro, que necessita de forma vital dos serviços públicos”, ressalta Soraya Adorno, presidente da Adusb.

Placa em Itapetinga

Como os argumentos apresentados pelo governo Bolsonaro para justificar o projeto não são baseados em fatos reais, a campanha da Adusb tem como mote “Mentira dura até chegar a verdade: a Reforma Administrativa prejudica você”.

As placas de outdoor em Itapetinga estão localizadas próximo à UESB, rodoviária e Parque da Lagoa. Já em Vitória da Conquista, nas avenidas Brumado, Bartolomeu Gusmão, Juracy Magalhães, Luís Eduardo Magalhães, Pará e bairro Candeias. 

Os spots serão transmitidos pela Rádio Jornal em Itapetinga, 95 FM em Jequié e Band FM em Vitória da Conquista, a partir da quarta-feira (30), que marca o Dia Nacional de Luta em Defesa dos Serviços Públicos. Também nesta data carros de som nas três cidades levarão aos bairros, feiras, bancos e comércio a denúncia dos riscos da Reforma Administrativa.

Censura

Apesar dos esforços da Adusb, veiculadoras de outdoor em Jequié se recusaram a publicar a campanha de outdoor. Três empresas recusaram o conteúdo proposto com justificativas que variaram entre medo de destruição das placas por parte dos apoiadores do governo e crítica à caricatura do presidente presente no material.

A dificuldade na instalação de outdoors sobre a Reforma Administrativa também ocorre em diversos locais do país. Segundo o ANDES-SN, empresas se alegaram medo de retaliação e se negaram a veicular a campanha do sindicato nacional em Brasília (DF), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Recife (PE), Aracaju (SE), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Natal (RN).

Adusb com informações do ANDES-SN