Desemprego sobe para 13,8%, maior taxa desde 2012, e Bolsonaro não tem política para proteger trabalhadores

A taxa de desemprego no Brasil subiu para o recorde de 13,8% no trimestre de maio a julho deste ano, atingindo 13,13 milhões de pessoas. É a maior taxa da série histórica da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal), iniciada em 2012. Os dados foram divulgados ontem (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O país perdeu 7,2 milhões de postos de trabalho em três meses de pandemia. Na comparação anual foram perdidos 11,6 milhões de vagas.
O nível da população ocupada (percentual de pessoas em idade de trabalhar ocupadas) caiu para o patamar mais baixo da série, para 47,1%. Ou seja, o Brasil tem mais da metade da população em idade economicamente ativa fora do mercado de trabalho. São 79 milhões de pessoas.

Recorde de desalentados e subutilizados

A população desalentada (que não buscou trabalho, mas que gostaria de conseguir uma vaga e estava disponível para trabalhar) também atingiu novo recorde de 5,8 milhões de pessoas, com alta de 15,3% (mais 771 mil pessoas) em relação ao trimestre encerrado em fevereiro e de 20% (mais 966 mil pessoas) frente ao mesmo trimestre de 2019.

A população subutilizada (32,9 milhões de pessoas) também foi recorde, subindo 14,7% (mais 4,2 milhões de pessoas) frente ao trimestre anterior e de 17% (mais 4,8 milhões de pessoas) contra o mesmo trimestre de 2019.

Uma tragédia social

Os efeitos da pandemia são destacados para o agravamento do quadro de desemprego no país, mas como revela a comparação anual ou mesmo pesquisas anteriores, nos últimos anos, principalmente após a Reforma Trabalhista feita pelo governo Temer, tem havido uma brutal deterioração das condições de trabalho no país. Não só aumentou o desemprego, mas como revelam os dados, o desalento e a informalidade, que também é recorde.

O ministro da Economia Paulo Guedes “comemorou” outro dado divulgado pelo Caged, de que foram criadas em agosto 249 mil vagas, o maior para um mês desde agosto de 2010. Uma tentativa de enganação, afinal, é um resultado isolado de apenas um mês em meio a 79 milhões de pessoas sem emprego. É muita hipocrisia.

Para o dirigente da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas Atnágoras Lopes essa gravíssima situação é resultado das políticas ultraliberais e ataques aos direitos promovidos nos últimos anos e que agora Bolsonaro aprofunda.

“Em nome da falsa promessa de gerar empregos, fizeram reformas que acabaram com os direitos dos trabalhadores, como a Trabalhista e a da Previdência. O que vemos é que direitos históricos foram atacados e os empregos desapareceram ou pioraram brutalmente de qualidade frutos dessas medidas”, avalia.

“A pandemia só veio agravar uma situação que vem sendo gestada há tempos. E o mais grave é que diante desse desemprego brutal, a política de Bolsonaro é de desprezo à vida dos trabalhadores e mais pobres, como fez ao reduzir o Auxílio Emergencial de R$ 600 para R$ 300 e planeja mais ataques, como a criação de um novo programa social para substituir o Bolsa Família que tira dinheiro da Educação e de outros benefícios sociais”, afirmou também o dirigente.

“A CSP-Conlutas defende a necessidade de colocar para Fora Bolsonaro e Mourão e apresentar um programa da classe trabalhadora como saída para esse cenário de crise, reafirmando a necessidade da superação do capitalismo e construção de uma sociedade socialista”, concluiu Atnágoras.

Neste sábado, dia 3, a Central realiza uma reunião ampliada da Secretaria Executiva Nacional para discutir um programa para enfrentar a crise capitalista e apresentar um plano emergencial para geração de emprego e renda no país.

CSP-Conlutas com informações do IBGE