Diretoria da Adusb agradece o retorno positivo da categoria ao drive-thru

Durante o drive-thru em comemoração ao Dia das Professoras e Professores, realizado na quinta-feira (15), centenas de kits comemorativos foram distribuídos e a Adusb recebeu diversas mensagens com retorno positivo à atividade. A diretoria da Adusb agradece a solidariedade e compartilha com todas e todos docentes esse sentimento de acolhimento.

“Nos sentimos confortadas e confortados com todas as mensagens de apoio e parabenização sobre a atividade de ontem e dividimos esse sentimento com toda a categoria. Afinal a atividade foi feita pensando em todas e todos colegas. Nesse momento em que vivemos, em que nossos direitos são atacados, com a Reforma Administrativa, com a precarização decorrente do trabalho remoto, com a falta de reconhecimento de todo o trabalho que os professores estão fazendo nesse período de pandemia, continuamos firmes. Professoras e professores continuam bravamente fazendo seu trabalho, fazendo sua luta nas várias frentes em defesa da educação pública, gratuita, de qualidade, socialmente referenciada, antirracista, antilgbtfóbica, antipatriarcal e anticapacitista”, afirmou a presidente da Adusb, Soraya Adorno.

A frustração com as condições precárias do trabalho remoto é um sentimento recorrente entre professoras e professores em tempos de pandemia. Durante as transmissões ao vivo e reuniões realizadas pela Adusb ao longo dos últimos meses, diversos docentes expressaram preocupações com suas condições físicas e mentais por conta de suas atividades laborais neste novo cenário.

Em pesquisa da Nova Escola, 68% dos educadores entrevistados estão com problemas de ansiedade e 28% têm ou já tiveram depressão. Além disso, 63% sofrem com dores de cabeça, 39% com insônia, 38% com dores nos membros e 38% com alergias. Apenas 8% consideram sua saúde emocional boa ou ótima, enquanto 28% avaliam como péssima.

Diante desse cenário, Soraya ressalta que ter um sindicato de luta, não significa ter um sindicato que não tenha capacidade de perceber a dimensão subjetiva da luta e seus desafios. “A atividade foi importante também neste sentido subjetivo, pois a categoria precisa ter seu trabalho valorizado, especialmente em tempos em que grupos políticos, que querem destruir a educação pública, ignoram o árduo trabalho dos docentes, que continua a ser realizado com todo afinco, mesmo com as aulas presenciais de graduação suspensas. Nosso intuito é de fortalecer a categoria para as lutas de hoje e as que virão”.

A dirigente sindical considera que as mensagens de parabenização mostram a importância desse elemento subjetivo de valorização do trabalho docente, mas também alerta ao fato que a subjetividade sozinha não é suficiente para superar a realidade atual. “É necessário construir lutas por uma carreira que respeite o trabalhador, que valorize a experiência, a formação, que remunere com justiça. Precisamos da garantia de condições de trabalho dignas. Por isso é necessário que se tenha um sindicato de luta, um sindicato independente de governos e partidos políticos”, afirma Soraya.

Trabalhadores da Adusb

Apesar das funcionárias e funcionários da Adusb terem se colocado à disposição para colaborar com o drive-thru, a diretoria considerou mais prudente evitar o contato deles com os docentes, evitando o risco de contaminação. A posição é coerente ao que a Adusb defende sobre as relações trabalhistas, em que trabalhadoras e trabalhadores devem ter suas vidas colocadas em primeiro lugar. Desse modo a distribuição dos kits foi realizada apenas por voluntários da diretoria da Adusb.

Novo plantão de distribuição de kits

Algumas solicitações foram feitas para que os kits pudessem ser retirados nas sedes da Adusb. A diretoria informa que por enquanto não há possiblidade de reabertura das sedes, por questões de segurança, mas que avalia a possibilidade de realizar um novo plantão da diretoria para distribuição dos kits restantes.