28 de Outubro: Dia do Servidor Público é marcado por atos contra a Reforma Administrativa

Este 28 de Outubro, Dia do Servidor Público, está sendo marcado pela luta contra a Reforma Administrativa. Em todo o país estão sendo realizadas manifestações presenciais e virtuais, panfletagens, carreatas e apresentações contra a Reforma Administrativa (PEC 32) e as Privatizações.

 

28 de outubro: Dia de Luta contra a Reforma Administrativa e o Marco Temporal

Já foram realizadas ações em Brasília, Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Aracaju (SE) e no decorrer do dia outras atividades estão previstas em diversas regiões.

Os Fóruns estaduais organizarão atos virtuais a partir das 16h, e as diversas entidades do funcionalismo público divulgarão as atividades que ocorrerem ao longo do dia. A principal hashtag a ser utilizada neste dia de luta é #EuDefendoServicosPublicos.

Este dia de luta tem extrema importância. O governo de Bolsonaro, Mourão e Paulo Guedes, junto do Congresso e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, querem acabar com os serviços públicos, os servidores e as empresas estatais. E eles têm pressa.

Rodrigo Maia tem corrido para montar a direção da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça da Casa), a fim de garantir a tramitação da PEC até o final de sua presidência na Câmara, em fevereiro de 2021. Ou seja, vemos aí a velha tática das cartas marcadas, que serão colocadas como relatores e responsáveis pela pauta sob as coordenadas dos banqueiros, dos empresários e do capital.

Uma vez que a Reforma Administrativa passe na CCJ, o caminho para privatizar os serviços públicos estará livre para os super ricos que só visam o lucro, acima de qualquer necessidade coletiva do povo pobre que utiliza e precisa do acesso aos atendimentos essenciais.

A data também está sendo marcada contra o Marco Temporal. Defendido por Bolsonaro, visa inviabilizar e rever demarcações, mesmo aquelas já concluídas ou em estágio avançado. Legitima, assim, as invasões, expulsões e a violência contra os povos indígenas antes da promulgação da Constituição Federal. Diante de tal ameaça, a CSP-Conlutas levantará a pauta em defesa das terras e de seus povos originários neste dia de luta do funcionalismo público.

CSP-Conlutas