Eleições do ANDES-SN: Resultado na UESB e desafios a serem enfrentados

As eleições do ANDES-SN foram concluídas com a vitória da chapa 1 “Unidade para Lutar”, que dirigirá o Sindicato Nacional no biênio 2020-2022. Foram 7.086 votos, do total de 12.856 votos válidos. Isso representa 55,1% do total de votos válidos, ou 54,6% do total de votos (12.968). Na UESB, 296 docentes participaram do processo eleitoral, realizado de 3 a 6 de novembro. O professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da UESB e filiado à Adusb, Marcos Tavares, está presente na chapa vencedora como 1º Vice-Presidente da Regional Nordeste III. Combate à Reforma Administrativa e mobilização dos docentes das Universidades Estaduais da Bahia são alguns dos desafios do ANDES-SN para o próximo período.

Dos 296 votos de sindicalizadas/os à Adusb, 247 (83%) foram destinados à chapa 1 “Unidade para Lutar”, 46 (16%) para a chapa 2 “Renova ANDES”, além de 1% para brancos e nulos. O percentual de votantes corresponde a 34,37% dos filiados aptos a votar. O resultado é inferior ao alcançado nas eleições anteriores de 41% e maior que o apresentado nas eleições de 2016 (32%).

Por conta da pandemia, as eleições foram realizadas excepcionalmente na modalidade telepresencial, decisão tomada pelo 9º CONAD Extraordinário. A presidente da Comissão Eleitoral Local e presidente da Adusb, Soraya Adorno, relembra que a assembleia da Adusb foi contrária à realização da eleição telepresencial, “nosso posicionamento foi vencido. Faz parte do processo democrático e precisamos respeitar, pois isso fortalece a democracia interna do Sindicato Nacional”.

A docente ressalta que a referida modalidade eleitoral, como qualquer novidade, gerou alguns imprevistos, mas “com o esforço da Comissão Eleitoral Central e da Comissão Eleitoral Local, em conjunto com mesários, fiscais, empresa responsável e das próprias chapas, foi possível superar as dificuldades iniciais. O plantão realizado nas sedes da Adusb e por telefone nos dias 5 e 6 de novembro também foi fundamental para o auxílio aos docentes e garantia de condições de participação. O saldo político foi importante, já que pudemos assegurar a lisura do processo eleitoral, sem ataques virtuais. Em tempos sombrios como os que vivemos, devemos celebrar uma das características que tornam o ANDES-SN um sindicato de luta tão importante, que é o respeito pela sua base”.

“Em primeiro lugar é importante destacar e ao mesmo agradecer a confiança que a categoria docente de todo Brasil depositou na chapa 1, expressa em mais de sete mil votos. Agradecer especialmente aos docentes da UESB que confiaram na chapa 1. Do ponto de vista de contribuição da vitória da nossa chapa, a UESB se configura entre as cinco universidades que mais afirmaram essa vitória da nossa chapa para o Sindicato Nacional”, destacou Marcos Tavares, eleito 1º Vice-Presidente da Regional Nordeste III do ANDES-SN.

Desafios

Sobre os desafios para o próximo período, o dirigente sindical considera que o capitalismo entrou em uma fase ainda mais violenta, pois além das táticas nefastas de apropriação da mais-valia pelo mercado financeiro, agora os trabalhadores também precisam enfrentar a expropriação via plataformas digitais de trabalho. “Todo esse processo também desencadeia por parte dos governos políticas que tendem a constranger os direitos dos trabalhadores e precarizar os serviços públicos. No caso do Brasil, tivemos a Contrarreforma Trabalhista e a Lei do Teto dos Gastos Sociais, por exemplo. Precisamos lutar para derrubar essas medidas que já foram aprovadas”, afirmou Marcos.

O combate à Reforma Administrativa do governo Bolsonaro que tramita no Congresso Nacional foi indicado como uma das principais lutas em âmbito federal. Marcos defende que “precisamos fortalecer as nossas organizações sociais e sindicais de modo geral para podermos fazer o enfrentamento que o momento exige. A mobilização é fundamental. Temos consciência que não vão ser os representantes que vão conseguir barrar medidas como essas. É importante que a categoria se mobilize para que façamos o enfrentamento à altura do que o capital vem fazendo”.

Na Bahia, os ataques aos servidores públicos também foram destacados. São cinco anos sem reposição da inflação, responsável por cerca de 34% em perdas salariais, o que equivale a 2/3 do poder de compra em 2015. “Não lembro nenhum outro momento em que os servidores da Bahia passaram por ataques tão duros como esses que o governo Rui Costa vem impondo. Certamente esse é um grande desafio. A gente precisa se mobilizar, se fortalecer e fazer com que a luta conte com a participação cada vez maior dos colegas. Esse é o nosso grande desafio para que a gente possa fazer o governo repor as perdas salariais”, criticou.

Outra pauta a ser defendida pelo ANDES-SN na Bahia é a recomposição do orçamento das Universidades Estaduais para que as instituições possam desempenhar suas atividades de forma a cumprirem com seu papel social.

O dirigente sindical lembrou a importância política do Fórum das ADs na mobilização dos docentes das Universidades Estaduais da Bahia e considerou importante a articulação entre as Universidades Federais na Bahia. “Que a gente fortaleça os laços de solidariedade, de companheirismo e de luta na Regional Nordeste III, que engloba Bahia, Sergipe e Alagoas, para que possamos junto com as outras Regionais, e tudo isso fazendo o ANDES mais forte, fazer os enfrentamentos, seja na esfera federal, seja na esfera estadual, seja na esfera municipal, que o momento exige” finalizou.