Ato virtual pela vacinação imediata e para todos [ADIADO]

O ato virtual que estava marcado para esta quinta-feira (14) foi adiado para a próxima quinta-feira (21) devido ao expressivo número de entidades e organizações da sociedade civil que se prontificaram a participar da atividade. Até esta quarta-feira (13) somavam 350 adesões. O adiamento permitirá a organização de uma atividade mais ampla e representativa.

Mais de duas centenas de entidades, movimentos e organizações da sociedade civil são signatárias de um manifesto elaborado pela Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP (Ordem dos Advogados do Brasil).  O documento constata que o flagelo da covid-19 continua a se disseminar pelo planeta e, no Brasil, convive-se com a imensa preocupação de que haja ainda mais atraso no início da imunização ou que se tenha uma aplicação restrita ou insuficiente das vacinas.

“Mas a esperança de vencê-la já é real em dezenas de países que já estão vacinando suas populações”, traz o texto que exige vacinação imediata, ampla, gratuita e sob responsabilidade do Estado no Brasil e será lançado durante o ato virtual.

Uma das motivações da iniciativa é o fato da vacinação contra a Covid-19 ter começado em 51 países, inclusive na Argentina e no Chile, abarcando 26% dos 193 países-membros da ONU (Organização das Nações Unidas), mas o Brasil está fora desse grupo.

“O novo pico da propagação do coronavírus em nosso país exige que aumentemos a pressão sobre o governo pro vacinação imediata. São os profissionais da saúde, a classe trabalhadora e os mais pobres os que mais se expõem e mais morrem”, frisa Rita de Souza da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas.

A CSP-Conlutas participa da iniciativa pela Secretaria Executiva Nacional  e mais 25 entidades e movimentos como o Sindicato dos Petroleiros do Pará, Amazonas, Maranhão e Amapá; Sindsef-SP (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal-SP); Sintrajud (Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo); Sindicato dos Metalúrgicos de São Jose dos Campos e Região; Andes-SN,  Sindsaúde- RN (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN); Oposição Gari do RN; MML (Movimento Mulheres em Luta); Luta Popular; SEEB-RN (Sindicato dos Bancários do RN) e outros.

Entre as entidades que participarão do ato estão Comissão de Justiça e Paz, a ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia de SP), Instituto Vladimir Herzog, ABI (Associação Brasileira de Imprensa), AJD (Associação de Juízes pela Democracia), Mães de Maio,  CNBB (Confederação Nacional de Bispos do Brasil), CSP-Conlutas, CUT e UGT.

Via cspconlutas.org.br