Dia Mundial da Saúde é marcado por atos contra Bolsonaro e em defesa da vacinação pelo SUS e para todos

Atos simbólicos ocorreram por todo país neste 7 de Abril, Dia Mundial da Saúde. Na terça-feira (6), o país registrou a marca de 4.195 óbitos em 24 horas, fruto da política genocida de Bolsonaro e Mourão.

Os governos federal, estaduais e municipais continuam investindo na política de desmonte do SUS (Sistema Único de Saúde), precarizando a mão de obra desses trabalhadores, retirando seus direitos, atrasando salários e minimizando a realidade da pandemia para a população.

Nos atos também foi denunciado o projeto do governo que abre caminho para compra de vacinas pelo setor privado, o que vai aprofundar ainda mais o abismo da desigualdade,  pois haverá os que poderão pagar e os que não, e isso prejudicará a distribuição nacional da vacina.

 

Veja também: Dia Mundial da Saúde: lockdown, emprego, renda e quebra de patentes com vacina para todos e todas

Março foi o mês mais letal desde o início da pandemia e, segundo cientistas, abril e os próximos meses podem ter cenários ainda piores.

As taxas de ocupação de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) estão acima de 90% em 21 estados, de acordo com apuração da Folha de SPaulo no último dia 5.

É essa política de Bolsonaro que tem levado o país a perdas irreparáveis de vidas e causando além do colapso sanitário, também um colapso social com a crise na economia. É preciso seguir denunciando e combatendo esse governo genocida.

Neste dia, a saúde luta por respeito, pela vacinação em massa pelo SUS, por um auxílio emergencial digno e de no mínimo R$ 600 reais e pelo fora Bolsonaro e Mourão! Viva o SUS, Vacina para todos (as), já!

Confira os atos realizados até o momento:

 

 

 

 

 

 

 

 

Via cspconlutas.org.br