Fora! Reprovação a Bolsonaro bate novo recorde e chega a 65,3% da população

O governo Bolsonaro segue acumulando recordes de rejeição. Segundo pesquisa divulgada pelos jornais El Pais e Valor Econômico, nesta segunda-feira (29), 65,3% dos brasileiros consideram como péssima ou ruim a administração do ex-capitão do Exército. Este é o maior índice registrado desde o início do mandato, em 2019.

O índice de popularidade de Jair Bolsonaro também nunca foi tão baixo. Apenas 19% dos entrevistados avaliam a gestão como boa ou ótima. O estudo desenvolvido pela Atlas ouviu 4.921 pessoas pela internet. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%.

O desemprego, a inflação, a desigualdade social e a pobreza, marcas do governo Bolsonaro, foram apontadas por 59% da população como os principais problemas do país. Uma mostra de que o brasileiro sente a deterioração das condições de vida ao longo dos últimos anos, especialmente durante a pandemia.

Economia
Sobre o aspecto econômico, 72,3% avaliam o atual cenário como ruim e acham que a economia está no caminho errado. 46% ainda afirmaram que os preços subiram fora de controle nos últimos seis meses.

Tal índice tem relação direta com o percentual de famílias brasileiras com dívidas em atraso. Segundo a Peic (Pesquisa Nacional e Endividamento e Inadimplência do Consumidor) este número chegou a 74,6%, em outubro, maior patamar em doze anos de pesquisa.

Enquanto o povo luta pra fechar as contas do mês, o ministro da Economia Paulo Guedes ganha manchetes por possuir empresas fora do país (offshore). O objetivo da empreitada foi confirmado pelo próprio Guedes: evitar impostos e, assim, lucrar ainda mais.

Na última semana, Guedes teve de dar explicações na Câmara dos Deputados sobre a possibilidade de estar enriquecendo por sua posição privilegiada como ministro. Devido à fragilidade das respostas apresentadas, a oposição protocolou um pedido de nova audiência.

Postura genocida

É importante lembrar que a postura negacionista e genocida de Bolsonaro também é culpada diretamente pelo péssimo desempenho econômico. A aposta do governo de minimizar as consequências da pandemia provocou uma queda ainda maior nos índices de desenvolvimento, além, é claro, da grave atitude de expor milhões de brasileiros ao vírus, o que gerou mais de seis centenas de mortos.

Corrupção
Durante as manifestações pelo Fora Bolsonaro, em várias oportunidades, os cartazes e as palavras de ordem denunciavam os esquemas de corrupção no governo. Seja pelos escândalos de vacinas superfaturadas ou pelos esquemas das rachadinhas dos filhos do Presidente, a alcunha de corrupto colou no governo.

A tendência também foi refletida pela pesquisa. 59,2% dos entrevistados afirmaram acreditar que a corrupção está aumentando. Apenas 23% disseram que o governo Bolsonaro está fazendo com que a prática criminosa diminua no país. 14% não souberam como responder à pergunta.

Fora Bolsonaro
Desde fevereiro de 2019, quando 19% da população rejeitava Bolsonaro, o índice de desaprovação do presidente tem subido. Ainda em junho daquele ano, a parcela crítica ao governo já era superior aos apoiadores. Com a pandemia, esse desgaste se acelerou, chegando aos dois terços da população registrados atualmente.

É por isso que a CSP-Conlutas defende a campanha pelo Fora Bolsonaro e Mourão, já, e, desde o início, tem conclamado as demais centrais sindicais a jogarem peso nessa luta. O povo não pode depositar suas expectativas no processo eleitoral de 2022. É preciso mobilizar hoje para que a classe trabalhadora possa construir seu futuro e seu governo.

Via cspconlutas.org.br