Adusb aprova pauta de reivindicações 2022 e recusa proposta de reajuste da Unimed

As reivindicações que nortearão as lutas do movimento docente da UESB em 2022 foram aprovadas na assembleia da Adusb realizada nesta sexta-feira (17). A reposição inflacionária dos últimos sete anos e respeito aos direitos trabalhistas são alguns dos pontos presentes no documento. A categoria também discutiu o reajuste anual da Unimed e decidiu por recusar a proposta do plano de saúde de pagamento da inflação de 2021. A assembleia também elegeu a representação docente para integrar a comissão eleitoral da reitoria da UESB.

Pauta de Reivindicações 2022

O documento foi construído pelo Fórum das ADs a partir dos debates do Encontro dos Docentes das Universidades Estaduais da Bahia, realizado em novembro. Até a semana que vem a pauta será avaliada pelas assembleias das associações docentes.

Professoras e professores entenderam que é central a luta pela reposição salarial dos últimos sete anos, pois as perdas já ultrapassam os 45%. É preciso cobrar o respeito aos direitos trabalhistas, como promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho, negados pelo governo Rui Costa. Desvinculação da vaga/classe do quadro docente, defesa da autonomia universitária, investimento de 7% da receita líquida de impostos para o orçamento das Universidades Estaduais da Bahia, são alguns dos outros pontos de pauta aprovados.

O Fórum das ADs fará a consolidação das propostas das assembleias, respeitando o conteúdo aprovado em cada uma delas, para protocolar a pauta junto ao governo da Bahia. O documento final será divulgado em breve.  

Eleição para Reitoria da UESB

Conforme o regimento eleitoral da UESB, as três categorias da Universidade devem indicar representação em assembleia para compor a comissão responsável por reger a eleição, que acontecerá em 2022. Os seguintes docentes foram indicados para representar a Adusb:

Vitória da Conquista - Ferdinand Martins (titular) e Flávia Borges (suplente)

Jequié - Jorge Nascimento (titular) e Silvio Arcanjo (suplente)

Itapetinga - Soraya Adorno (titular) e Nelma Gusmão (suplente).

Fundo de Mobilização

Nos últimos meses a Adusb participou de mobilizações em Brasília, convocadas pelo ANDES-SN, contra a Reforma Administrativa (PEC 32). A diretoria solicitou autorização da assembleia para utilizar os recursos do Fundo de Mobilização Permanente e repor no caixa geral do sindicato os custos das passagens utilizadas nestas atividades.

A categoria entendeu que a PEC 32 ainda não foi votada exatamente pela força da mobilização dos servidores públicos. Uma vitória parcial extremamente importante diante do desgoverno Bolsonaro. A avaliação é de que o Fundo de Mobilização foi criado exatamente para fortalecer as mobilizações de interesse da categoria, como as realizadas em Brasília. Após o debate, a assembleia aprovou a solicitação feita pela diretoria.

Reajuste anual da Unimed

Conforme contrato entre Unimed e Adusb, há previsão de reajuste anual com data base em janeiro. O plano de saúde sinalizou previamente que pretende solicitar a correção da inflação de 2021. A diretoria da Adusb avalia que não deve haver reajuste, especialmente diante do arrocho salarial e da informação de que o plano de saúde na modalidade individual não será reajustado.

As dificuldades no atendimento, falta de médicos em determinadas especialidades e falhas no sistema do plano de saúde foram alguns dos problemas relatados pelas professoras e professores. Diante desse cenário de precariedade, a assembleia concordou que a diretoria pleiteie o cancelamento do reajuste deste ano na próxima rodada de negociação.