Nem tropas russas e nem forças imperialistas europeias e da OTAN. Por uma Ucrânia livre e soberana

Nem tropas russas e nem forças imperialistas europeias e da OTAN. Por uma Ucrânia livre e soberana para a classe trabalhadora

Na manhã desta quinta-feira (24), a Rússia deu início à operação militar na Ucrânia, depois de dias intensos e de Vladimir Putin reconhecer as repúblicas de Donetsk e Luhansk.

Com a desculpa de desmilitarizar a Ucrânia, as tropas russas avançaram sobre o território de Donbass atacando alegadas instalações militares, com notícias e registros de bombardeios até mesmo sobre o aeroporto militar da capital Kiev.

As ofensivas do governo de Putin têm por objetivo enfraquecer a resistência militar de maneira pulverizada e com peso sobre Kiev de maneira a derrubar o governo de Zelensky, subordinado aos interesses do Ocidente, da OTAN e da União Europeia.

Em meio às tensões, Putin afirmou que “quem tentar interferir ou criar ameaças contra o nosso país e nosso povo deve saber que a Rússia dará uma resposta imediata”, enquanto Joe Biden publicou em sua conta no Twitter que os “Estados Unidos e seus aliados e parceiros responderão de maneira unida e decisiva”, e que “o mundo fará com que a Rússia pague o preço”.

Não apoiamos qualquer movimentação que, partindo da posição estratégica que representa a Ucrânia para a Rússia, oprima a população ucraniana e, como consequência, amplie o poder intervencionista e abra precedentes para tais ações conforme os interesses das forças da OTAN e imperialistas europeus e dos EUA.

Não podemos aceitar a repressão militar de intervenção contra populações como tem feito a Rússia não somente na Ucrânia agora, mas na Crimeia em 2014 e mais recentemente em Belarus, Cazaquistão e Síria, sustentando regimes autoritários e sanguinários, ao mesmo tempo em que é inaceitável abrir qualquer espaço para agentes do imperialismo que buscam expandir domínio com guerras que garantem lucro e mais poder aos capitalistas.

Não há qualquer sinal ou traço progressivo nesse conflito, e sob toda a movimentação de cima, de interesses imperialistas iguais e antagônicos, está um povo que sofre diretamente os efeitos catastróficos das guerras.

Se a restauração capitalista causou o desmembramento da URSS, forças igualmente econômicas e políticas para supostamente realizar o contrário ocorre agora, com um falso verniz de oposição aos países da OTAN. A burguesia briga entre si por alcance e domínios político e econômico.

Todo poder aos de baixo na Ucrânia! Contra as investidas dos governos e do capital que lucram com as mortes e a miséria dos povos de nossa classe. Pela autodeterminação do povo ucraniano e por uma Ucrânia livre das garras da Rússia, da OTAN e dos imperialistas norte-americanos e europeus! Fora as tropas russas da Ucrânia, já!

 

CSP-Conlutas