Confira a cobertura da reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas

Neste final de semana, de 20 a 22 de maio, a CSP-Conlutas realizou sua primeira reunião da Coordenação Nacional com participação presencial após mais de dois anos de pandemia. A atividade aconteceu em São Paulo e contou também com a possibilidade da presença virtual para os que não tiveram condições de participar presencialmente.

A reunião contou com a participação de 334 pessoas. Foram 140 delegados/as de 76 organizações, entre sindicatos, oposições, minorias de diretorias, movimentos populares do campo e da cidade, entidades estudantis e de movimentos de luta contra as opressões. Presencialmente, foram 174 pessoas, das quais 80 eram delegados/as.

A pauta intensa para três dias de atividades refletiu a atuação da Central em importantes processos de mobilização dos trabalhadores. A mesa das categorias em luta reuniu garis do Rio de Janeiro, metalúrgicos de Volta Redonda e de São José dos Campos/Jacareí, ativistas do movimento popular da cidade e do campo, trabalhadores do INSS, da Educação e indígenas, que relataram sobre a situação nos respectivos setores e as fortes mobilizações que vem sendo realizadas. Os que não puderam estar presencialmente, fizeram suas exposições de forma online.

As iniciativas internacionais recentes, que abrangem o Encontro da Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas, realizado em Dijon (França), e o Comboio de Solidariedade aos Trabalhadores e Trabalhadoras Ucranianos, foram destaque e consolidaram a atuação internacionalista da CSP-Conlutas.

O debate da conjuntura reafirmou a necessidade da independência de classe e a intensificação das lutas e da organização dos trabalhadores e foi base para a aprovação da Resolução Política no domingo (22).

Comunicação, autodefesa dos trabalhadores também foram debatidos; assim como a votação das resoluções, moções e relatórios setoriais.

Confira a cobertura dos debates: