REGIONAL NORDESTE III DO ANDES-SN REALIZA 59º ENCONTRO

No final de semana entre os dias 7 e 9 de outubro, professores (as) do ensino superior dos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas se reuniram em Porto Seguro – Bahia, para o 59º Encontro da Regional Nordeste III do ANDES-SN. O espaço também foi construído com o apoio do SINDUFSB.
Reunindo docentes e seções sindicais, o encontro aconteceu com o propósito de debater as temáticas consideradas importantes para a conjuntura e encaminhar pontos de resoluções aprovados no 65º Congresso do ANDES-SN. Representantes da Adusb, Aduneb, Adufs e Adusc estiveram presentes.

Programação e debates em pauta
O tema central da atividade esse ano foi sobre “Direitos sociais e lutas pelas liberdades democráticas”. Para tanto, houve uma mesa que contou com a presença do professor Amauri Fragoso, 1⁰ Tesoureiro do ANDES-SN e docente na UFCG. Na oportunidade, os (as) docentes discutiram os riscos que a democracia brasileira sofre nessa eleição presidencial e o perigo que representa uma reeleição do atual presidente, Jair Bolsonaro. Nesse sentido, foi debatido sobre a necessidade de derrotar Bolsonaro nas urnas, nas ruas, e a importância do voto em Lula.
“É preciso votar em Lula nesse segundo turno e, junto a isso, é necessário que os docentes e a classe trabalhadora se mobilize e se fortaleça. Só vai ser possível avançar nos desafios colocados se estivermos mobilizados e nas ruas. Não temos ilusão e sabemos que só estando nas ruas é que conseguimos garantir nossos direitos e a democracia”, demarcou Marcos Tavares, vice-presidente da Regional Nordeste III.
Esteve na programação também a discussão sobre os “Desafios da carreira dos docentes das universidades estaduais e federais”. Nesse tema, Amauri Fragoso trouxe uma série de elementos e princípios que norteiam a carreiras dos professores nas federais. O professor Alexandre Galvão, diretor da ADUSB, atual coordenador do Fórum das ADs, também contribuiu com a discussão apresentando reflexões acerca da carreira dos (as) professores (as) das universidades estaduais e suas complexidades e a importância de construir uma carreira única de todas as universidades estaduais.
A última mesa do encontro pautou o tema da “Educação frente às novas modalidades de ensino: Ensino hibrido, Reuni digital e o retorno presencial”. Esse espaço pautou preocupações sobre como essas modalidades impactam e as formas como elas destroem a carreira docente. O debate foi conduzido pela docente da UFF e diretora do ANDES-SN (UFF), Elizabeth Carla V. Barbosa, e também pela professora da UFSC, Olinda Evangelista.

Participação e fortalecimento da categoria
Por fim, no domingo (9) ocorreu uma plenária de encerramento onde as seções sindicais falaram, socializaram seus informes, apresentaram questões e discutiram encaminhamentos das resoluções que apontaram para construção e fortalecimento da luta dos trabalhadores e trabalhadoras, em especial, docentes do ensino superior.
“Tivemos a oportunidade de debater aspectos importantes da categoria, como, por exemplo, as estratégias para garantia e aperfeiçoamento do nosso plano de carreira e o enfrentamento a programas que são impostos pelo governo federal, como o Reuni Digital. Esse programa se apresenta como uma ameaça ao ensino superior no que concerne as nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, tivemos a oportunidade de socializar as ações políticas e também as ações jurídicas que as Associações Docentes tem desenvolvido para a defesa e ampliação dos direitos da categoria”, relatou Irenilza Oliveira, professora da UNEB e coordenadora de Gênero, Etnia e Diversidade da Aduneb SSind.
Os encontros regionais do ANDES-SN são espaços não-deliberativos, que acumulam, refletem e debatem encaminhamentos já apontados nos espaços deliberativos, além de fortalecer as formas de resistências. Em geral, eles ocorrem após os Congressos Nacionais do ANDES e do CONAD. Segundo a comissão organizadora, esse foi um dos espaços da Regional Nordeste III que reuniu um dos maiores números de participantes. “Contamos com um número expressivo de docentes, tivemos uma forte participação e avaliamos que o espaço cumpriu com as expectativas”, concluiu Marcos Tavares.