Fortaleza (CE) será a sede do 42º Congresso do ANDES-SN

A cidade de Fortaleza (CE) será a sede do 42º Congresso do ANDES-SN que será realizado em 2024. A capital cearense foi aprovada por aclamação pelas e pelos docentes do 41º Congresso do Sindicato Nacional na plenária do Tema 4 – Questões Organizativas e Financeiras. Essa será a terceira vez que a cidade recebe o congresso do ANDES-SN. A primeira ocorreu em 1983 no II Congresso e depois em 1999 no 18º Congresso.

A proposta foi apresentada à plenária pela diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato). “A nossa seção sindical foi vítima dos atentados e dos prejuízos causados pelo Proifes, construímos uma luta de muita resistência para voltarmos ao ANDES Sindicato Nacional. Estamos finalizando esse processo e esperamos que nosso próximo congresso esse crachá de convidado mude de cor e que nós possamos, novamente, defender a nossa base e os princípios de um sindicato democrático", disse Bruno Rocha, presidente da ADUFC - Sindicato.

Em ofício enviado, a ADUFC pontuou que “Fortaleza é uma cidade com pulsão política e foi um dos polos de resistência contra o fascismo no desgoverno de Jair Bolsonaro. A comunidade da Universidade Federal do Ceará esteve permanentemente mobilizada para enfrentar a intervenção bolsonarista na instituição, agitando a cidade com atos, cadeiraços, assembleias unificadas e denúncias à imprensa contra a censura e o autoritarismo ao longo dos últimos anos”.

“Essa articulação local, da qual a ADUFC notadamente tem participado, reverbera na luta nacional. São exemplos recentes dessa mobilização o engajamento de docentes, servidores técnicos e estudantes do Ceará contra o projeto privatizante do Future-se e na jornada de lutas contra a PEC 32. Destaca-se também a ampla adesão a manifestações nacionais contra os cortes na educação, como as caravanas partindo de Fortaleza para os atos do Ocupa Brasília, em 2022. Vale ressaltar, por fim, o já reconhecido potencial turístico de Fortaleza e fácil acesso à capital cearense”, finalizou.

A ADUFC –Sindicato atua como representante sindical das e dos docentes das universidades Federal do Ceará (UFC), Federal do Cariri (UFCA) e da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Via andes.org.br