Assembleia da Adusb aprova paralisação de atividades docentes em 12 de abril

A paralisação das atividades acadêmicas no dia 12 de abril foi aprovada na Assembleia Extraordinária da Adusb, que aconteceu na tarde desta terça-feira, 4, no campus de Jequié. Docentes consideraram que, diante da conjuntura política, a atividade é fundamental, tendo em vista os 8 anos de arrocho salarial e as pautas de reivindicações não atendidas pelo governo estadual. 

 

Análise de Conjuntura 

 

As perdas salariais já somam 53% referentes aos 8 anos de Governo Rui Costa (PT) e, desde o início do governo Jerônimo Rodrigues (PT), o Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais busca abertura de negociação. Já se passaram diversas reuniões, com a Serin (Secretaria de Relações Institucionais), com a Saeb (Secretaria de Administração do Estado da Bahia) e com o Fórum de Reitores e Reitora. 

 

Esses encontros aconteceram desde o dia 23 de janeiro, mas não houve nenhuma resposta concreta. Além disso, o Fórum dos Sindicatos Baianos também tem reivindicado o aumento para as servidoras e servidores estaduais. Ainda na construção da luta conjunta, neste 5 de abril, acontece um panelaço em frente à governadoria, em Salvador, convocado pela CTB. 

 

Paralisação 

 

Diante desse cenário, a paralisação das atividades docentes no dia 12 de abril foi aprovada pela assembleia, já que não existe perspectiva para negociação com o governo estadual. Nesta quarta-feira, 5, acontece uma reunião do Fórum das ADs para organizar o ato, que deve ocorrer em Salvador. 

 

“A nossa base está inquieta com toda essa conjuntura de arrocho salarial, não abertura de negociação e a falta de perspectiva para que as nossas pautas sejam atendidas. É daí que vem a necessidade de reunir os docentes das quatro Universidades Estaduais para reivindicar as nossas pautas e lutar pela melhoria das condições de trabalho da nossa categoria”, reitera Alexandre Galvão, presidente da Adusb. 

 

60º Encontro Regional Nordeste III

 

Acontece entre os dias 14 e 15 de abril o 60º Encontro Regional Nordeste III do Andes-SN, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Durante a assembleia, foram retirados os nomes que representarão a Adusb no evento.

 

Vão participar Alexandre Galvão, Alba Benemérita, Andréa Gomes, Daniel Mello, Iracema Lima, Jorge Nascimento e Silvana Nascimento. Acesse a programação do Encontro. 

 

Fundo de mobilização para as atividades

 

Para realizar as atividades anteriormente expostas (Paralisação e Encontro Regional Nordeste), a diretoria solicitou à assembleia a utilização do Fundo de Mobilização. O aporte foi aprovado.