FÓRUM DAS ADS SOLICITA NA ALBA PEDIDO AUDIÊNCIA PÚBLICA E PROTOCOLA NOVOS DOCUMENTOS PARA REUNIÃO NEGOCIAÇÃO

Nesta terça-feira (18), o Fórum das ADs esteve em mais uma movimentação na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e Secretarias do Governo do Estado para pautar a luta das universidades estaduais e da categoria docente. Na oportunidade, as Associações Docentes solicitaram na reunião da Comissão de Educação uma proposta de uma audiência pública sobre “O papel das Universidades Estaduais da Bahia no contexto do desenvolvimento regional: desafios e perspectivas”. A solicitação foi entregue em mãos à presidenta da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos, deputada Olívia Santana (PCdoB). Endossando a disposição ao diálogo e a necessidade de reabertura da mesa de negociação, o Fórum também protocolou novos documentos na Secretaria de Educação (SEC), Governadoria e Secretaria de Relações institucionais (SERIN).

Sobre a solicitação de audiência pública, a presidenta da Comissão de Educação se comprometeu em colaborar com a construção do espaço no mês de maio. “O indicativo das reuniões da Comissão de Educação, segundo o regime da Casa, é que elas aconteçam toda terça-feira. Hoje não houve quórum para que pudéssemos aprovar a agenda de audiências, então a definição sobre o pedido ficará para a próxima terça-feira. Nós estamos cientes da importância da pauta das universidades estaduais e estaremos empenhadas em realizar essa audiência no próximo dia 16 de maio”, explicou a deputada Olívia. Na avaliação do movimento docente, essa audiência é importante para que, a partir do legislativo baiano, o debate público sobre as universidades estaduais seja democratizado e tenha mais visibilidade.
Leia na íntegra o documento com o pedido de audiência pública à Comissão de Educação.
No que diz respeito ao novo documento protocolado nas secretarias do governo, as Associações Docentes frisaram no texto que é “fundamental o início imediato das negociações com o Fórum das Associações de Docentes das Universidades para que possamos, por meio do diálogo, avançar no processo de negociação”. O novo pedido pela abertura da mesa de negociação frisou, ainda, a paralisação ocorrida no último dia 12 de abril e o compromisso assumido pelo governador, ainda candidato, em dialogar com o movimento docente.
Leia na íntegra novo pedido de reunião de negociação.
“Essa é a terceira vez, só neste ano de 2023, que protocolamos formalmente documentos pedindo reunião de negociação com o governo. Informamos que nas duas últimas vezes que nos reunimos o governo não apresentou proposta e agora esperamos que o governo se reúna com o movimento docente para discutir as propostas da nossa pauta de reivindicações”, defendeu Alexandre Galvão, presidente da Adusb e coordenador do Fórum das ADs.

Professores (as) protocolam novo documento nas secretarias do governo. Foto: Ascom Fórum das ADs