Chapa “Resistir e Lutar para Existir” é empossada e assume diretoria da Adusb no biênio 2023-2025

Eleita pelos filiados à Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Adusb), a chapa “Resistir e Lutar para Existir” foi empossada pela assembleia do sindicato nesta sexta-feira, 12. Representantes do Andes/SN, Diretório Central dos Estudantes e do Sindicato dos Bancários estiveram presentes na cerimônia.

A representante da Comissão Eleitoral, Andréa Braz, iniciou a assembleia lendo a ata de eleição, que teve 382 votantes. Destes, 368 votaram a favor da “Resistir e Lutar para Existir” e 14 votaram branco ou nulo. Em seguida, conferiu posse aos 19 membros da diretoria que assumirá o sindicato entre 2023 e 2025.

A presidenta Iracema Lima reafirmou os compromissos da atual diretoria com o sindicato. “Defender este patrimônio social é um compromisso. Nós somos professores que, na sua multiplicidade, acreditamos na luta. Quando eu aceitei o desafio de estar ao lado desses colegas tive medo, mas sei que, nesta categoria, ninguém larga a mão de ninguém, andamos ombro a ombro. Daremos continuidade às pautas de reivindicações internas e estaduais. A gente assume o compromisso junto à categoria de dialogar, acolher e continuar fazendo a luta”.

A mais nova dirigente do sindicato ainda garantiu a defesa do Estatuto do Magistério Superior, visto que ele é muito caro à categoria, além do compromisso em continuar dialogando com discentes, técnicos e classe trabalhadora.

O professor Jorge do Nascimento (Pepeu) assumiu a vice-presidência geral da Adusb, logo após deixar o carco de vice-presidente regional de Jequié, e manifestou o prazer de continuar na diretoria. Segundo ele, “o importante é a gente estar na luta. Sempre foi, é e será um prazer militar neste sindicato”. Pepeu ainda completa que “é um prazer fazer parte da diretoria que se encerra hoje e é um prazer fazer parte da diretoria que se inicia hoje”.

 

Diretoria biênio 2021-2023 se despede

 

Além da nova diretoria, estiveram presentes na mesa o presidente e vice-presidentes da antiga diretoria. A ex vice-presidenta, Suzane Tosta, desejou à nova diretoria “uma boa gestão e que a Adusb continue defendendo a história de luta dos trabalhadores da educação e toda a classe trabalhadora”. Ainda nas despedidas, a ex vice-presidente regional de Itapetinga, Andréa Gomes, reconheceu que “é um prazer militar ao lado de companheiros tão valorosos na Adusb e no nosso Sindicato Nacional - Andes”.

Para finalizar, o ex-presidente, Alexandre Galvão, fez “um balanço positivo da gestão 2021-2023. Levando em conta o embate com o governo estadual, pelo pós-greve de 2019 e, também, pela pandemia da COVID-19. Além de Rui Costa, nós tínhamos Bolsonaro. Nós tivemos que ir para as ruas arriscar as nossas vidas para ajudar muitas outras vidas”.