Chapa 1 vence eleições do Andes-SN e tem 72,11% dos votos na Adusb

Entre os dias 10 e 11 de maio, ocorreu a eleição do Andes-SN para o biênio 2023/2025. Concorreram três chapas, das quais a Chapa 1 - “Andes Pela Base” saiu vitoriosa, com 7.056 (43,16%) votos. A Chapa 2 – “Andes-SN classista e de luta” obteve 2.253 (13,78%) votos e a Chapa 3 – “Renova Andes” 6.763 (41,37%).  O resultado foi divulgado pelo Sindicato Nacional, através da circular nº 039/CEC/2023, na noite do último domingo, 14. Ainda há um prazo de 24h para recurso, nos termos do Regimento Eleitoral aprovado no 41° Congresso do ANDES-SN.

Na Adusb, Seção Sindical do Andes-SN, a participação foi de 39,44% da categoria filiada, contabilizando 355 votantes. Destes, 256 (72,11%) votaram na Chapa 1; 11 (3,1%) votaram na Chapa 2; 86 (24,23%) votaram na Chapa 3; e 2 (0,56%) votaram branco ou nulo. Confira o documento aqui.

O professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Sérgio Barroso, foi eleito na plenária do 41° Congresso do ANDES-SN, em Rio Branco-AC, para compor a Comissão Eleitoral Central. "Não posso me manifestar em nome da Comissão Eleitoral Central, mas por tê-la integrado, posso afirmar que ela trabalhou incansavelmente para garantir a lisura do processo eleitoral e fazer  cumprir a vontade do 41° Congresso do ANDES-SN, expressa quando aprovou o Regimento Eleitoral”, afirmou.

Ainda de acordo com Barroso, “tivemos uma disputa acirrada, com três chapas, mas, proclamado o resultado final após o prazo de recurso, considero fundamental que as chapas respeitem esse resultado, para fortalecer o processo democrático do nosso sindicato”.

Alexandre Galvão, docente da Uesb, concorreu à eleição para 2º Secretário da “Andes Pela Base”. “A vitória da Chapa 1 e as eleições do Andes-SN representam o quanto o Sindicato Nacional continua revitalizado, forte e potente, com a inscrição de três chapas. Foi uma eleição com uma participação muito boa de todos os filiados e filiadas no Brasil inteiro, o que demonstra a importância desse sindicato para o projeto de universidade e, principalmente, para a classe trabalhadora”, reconheceu.

Galvão explica que “a Chapa 1 demonstrou que conseguiu uma votação muito interessante, a partir do trabalho que tem desenvolvido pelos militantes que defendem esse projeto. Eu gostaria de parabenizar pela participação de tantos filiados e também de três chapas, mostrando o quanto o sindicato é importante na vida de todos os professores e professoras das instituições do ensino superior no Brasil”.