FÓRUM DAS ADS | Junto ao Fórum Baiano, Fórum das ADs protocola carta de reivindicações do funcionalismo público

No dia 12 de março de 2024, o Fórum Baiano de Serviço Público e Entidades Representantes, protocolou na Casa Civil do Estado da Bahia um documento em que solicita a instauração de uma Mesa Permanente de Negociação para tratar a pauta comum das categorias. O Fórum reúne entidades de diversos setores do funcionalismo público, entre eles, o Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia (ADUNEB, ADUFS, ADUSB e ADUSC).

A urgência na instauração de uma mesa de negociação se dá em decorrência dos prejuízos que estão sendo acumulados por anos pelo conjunto das servidoras e dos servidores públicos. A Carta de Reivindicações já foi encaminhada para o governo do Estado em dois momentos, 30 de novembro de 2023 e 27 de fevereiro de 2024, sem retorno, até o momento, do governador Jerônimo Rodrigues, que não se reúne com as categorias.

A pauta do Fórum Baiano inclui pontos relativos às perdas salariais que, para algumas categorias, ultrapassa 50%; direitos trabalhistas que vem sendo atacados pelo governo; solução dos diversos problemas que estão ocorrendo com o Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv); valor do vale-refeição e outros pontos de interesse do funcionalismo e em defesa dos serviços públicos.

O Fórum Baiano de Serviço Público e Entidades Representantes segue organizando mobilizações para intensificar as lutas em defesa do funcionalismo público diante da situação insustentável enfrentada por servidoras e servidores públicos. A falta de diálogo do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que repete a postura de seu antecessor Rui Costa (PT), sinaliza para a continuidade de um modelo unilateral de gestão.

Ações do Fórum das ADs

Em paralelo às mobilizações junto ao Fórum Baiano, o Fórum das ADs se reunirá no próximo sábado, dia 23 de março, para discutir quais são as próximas ações das Associações Docentes diante de um quadro de total descaso do governo do Estado com a pauta das professoras e professores do Magistério Público Superior.

A pauta do Fórum das ADs já é de conhecimento do governo Jerônimo Rodrigues desde quando este ainda era candidato ao cargo, período em que se comprometeu a dialogar com a categoria. No entanto, o governador fez a opção de manter a postura omissa que assumiu quando ainda era secretário de Educação do governo Rui Costa, entre os anos de 2019 e 2022.

Para o Fórum das ADs é evidente que a responsabilidade sobre a intensificação das lutas da categoria é de Jerônimo Rodrigues que, apesar de ser professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e conhecer os problemas que afetam a comunidade acadêmica do ponto de vista administrativo e profissional, se apequena diante da possibilidade de exercer uma gestão voltada também para as Universidades Estaduais da Bahia, destinando às (aos) profissionais da educação e toda a comunidade acadêmica o investimento necessário para encerrar o processo de precarização da carreira docente e de sucateamento das instituições públicas de ensino superior.