Boletim Eletrônico - InformAdusb – 02 de março de 2013


Governo apresenta proposta inaceitável


Pressionados diante do rechaço sofrido pela tentativade modificação da metodologia das negociações durante a última reunião (19), os representantes governamentais finalmente apresentaram uma proposta ao Movimento Docente sobre o calendário de incorporação da CET e reajuste salarial de 28% durante reunião ocorrida nesta quarta (27). A apresentação demonstra o recuo do governo diante da firmeza e coesão demonstrada pelas quatro associações docentes durante todo processo de negociação até o momento. Entretanto, a proposta apresenta-se repleta de problemas das mais variadas ordens.



Negociação: Fórum avalia proposta 

Certo da necessidade de uma melhor reflexão sobre a proposta apresentada pelo governo durante a última mesa setorial de negociação, o Fórum das ADs reuniu-se ainda na quarta (27), no auditório da Aduneb, para avaliação do encontro com o governo e planejamento de mobilização.

Para o(a)s docentes, o movimento avançou ao fazer com que os representantes governamentais mudassem o discurso para sair do impasse chegado na reunião anterior. Esta modificação de postura está diretamente ligada à unidade e coesão apresentada pelo Fórum das ADs durante e após o embate com o governo. O Movimento Docente deve permanecer alerta para que não caia na velha estratégia do governo de enrolação e prolongamento das discussões para ganhar tempo.

Quadro docente: MD cobra respostas do governo 

A defasagem do quadro docente, cargos e funções nas Universidades Estaduais Baianas – que impede a promoção e a abertura de concursos públicos e consequente contratação de professore(a)s, além de impossibilitar o pagamento de gratificação, por exemplo, a docentes que ocupam coordenações de novos cursos – parece não tirar o sono do coordenador da Codes, Nildon Pitombo. Após ter afastado o Fórum das ADs das negociações sobre o tema (leia aqui), o coordenador não trouxe boas notícias ao Movimento Docente, quando questionado sobre o assunto durante a mesa setorial de negociação desta quarta (27).

Governo não paga fornecedores e compromete funcionamento da Uefs 

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) pode perder o direito de renovação de contratos. Além disso, as obras do campus estão paralisadas e os bolsistas e fornecedores estão sem receber os pagamentos desde o ano passado. A situação, segundo o reitor José Carlos Barreto, põe em risco o início do semestre letivo. A reunião para discutir a situação foi convocada pela reitoria quarta-feira (27).


Greve por tempo indeterminado na Universidade Estadual da Paraíba

Os professores da Universidade Estadual da Paraíba (Uepb) estão em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada durante assembleia realizada na manhã da última terça-feira, dia 26, no campus de Bodocongó, em Campina Grande. Até que a reitoria atenda às reivindicações da categoria, em relação à reposição das perdas salariais e reajuste de 17,7%, além de melhores condições de trabalho, os docentes permanecerão fora das salas de aula. 

Fique por dentro do Movimento Docente Nacional – InformAndes 263