Boletim Eletrônico - InformAdusb – 02 de maio de 2013

Funcionalismo se reúne com governador e reivindica reajuste linear

Foto: Correio da Bahia

O Fórum das AD em conjunto com a FETRAB e demais sindicatos do funcionalismo público se reuniram com o governador Jaques Wagner, nesta quarta (1), para a discussão do reajuste linear. A reunião foi concedida após fortes protestos das entidades contra o projeto de lei que prevê o pagamento de apenas 2,5% de reajuste salarial, retroativo a janeiro, encaminhado à ALBA na segunda (29). O movimento também conseguiu que o PL fosse suspenso para votação enquanto o processo de negociação estiver em curso.

Na ocasião, o governador expôs aos presentes as dificuldades financeiras do Estado, culpou a crise pelo não pagamento do índice de direito do(a)s trabalhadore(a)s de 5,84% e solicitou uma contraproposta do movimento.

Entretanto, a real situação financeira do Estado parece não se aproximar ao quadro pintado pelo governador. De acordo com informações do Instituto de Auditores Fiscais da Bahia (IAF), a arrecadação dos últimos quatro meses do ICMS teve um aumento de 11% e em 2009 o governo concedeu reajuste linear com base na inflação numa situação financeira mais desfavorável.

Para tratar do tema, a FETRAB realizou uma plenária hoje (2) às 9h para discutir sobre o posicionamento da categoria. A coordenadora do Fórum das ADs, Zózina Almeida, esteve presente na plenária e defendeu o posicionamento das assembleias docentes das universidades estaduais de reivindicar reajuste linear de 5,84%, retroativo a janeiro. A coordenadora também fez o chamamento do funcionalismo público para a luta. O(A)s servidores voltarão a se reunir com o governador ainda hoje para a negociação do reajuste.

 

Vem aí o 1° Encontro Nacional LGBT da CSP-Conlutas 


Nos próximos dias 28, 29 e 30 de Junho, ocorrerá na cidade de São Paulo – SP, o I Encontro Nacional LGBT da CSP – Conlutas. Essa será uma atividade de extrema importância para a nossa central, pois será um rico espaço onde poderemos elaborar um programa que defenda dos direitos dos trabalhadores LGBT e ajude nossas entidades filiadas a fazer o combate à homofobia em suas bases.


 

 CSP-Conlutas e Setorial LGBT participam da 4ª Marcha contra a Homofobia em Brasília

No dia 15 de maio ocorre, pelo quarto ano consecutivo em Brasília – DF, a marcha contra a homofobia, que nesta edição terá como tema a laicização do Estado.

Essa é a atividade política mais combativa do movimento gay nacional e tem se transformado em um ato do movimento de exigência e denuncia do governo de frente popular.  Esse evento é  promovido pela ABGLT (Associação Brasileira de Gays lésbicas e transgeneros).