Boletim Eletrônico - InformAdusb – 23 de outubro de 2013


Docentes de Itapetinga paralisam atividades pelo pagamento da insalubridade


Para os docentes da Uesb campus Itapetinga, a terça (22) se iniciou com a luta pelo adicional de insalubridade. Como forma de protesto pela falta de pagamento, os professores paralisaram suas atividades durante todo o dia. Uma reunião para a avaliação e discussão dos próximos passos da mobilização foi realizada com a presença da Adusb e docentes do campus de Jequié que também lutam pelo adicional.




Fórum das 12 indica paralisações e ato público por mais verbas


O Fórum das 12 (docentes, estudantes e técnico(a)s) voltaram a se reunir nesta segunda (21), na Adusc, para avaliarem o Dia Estadual de Luta (9 de outubro) e preparar os próximos passos da campanha pelos 7% da RLI. Como forma de pressionar o governo, o Fórum indicou paralisações no dia 7 de novembro com atos locais e 11 de dezembro com mobilização na ALBA.



Fórum das ADs indica ação jurídica contra o decreto 14.710


Em busca de ações contra os ataques do governo, o Fórum das ADs se reuniu, nesta segunda (21), na sede da Adusc. A abertura de uma ação jurídica contra o decreto 14.710 e pelo cumprimento do Estatuto do Magistério no que se refere às progressões foram indicadas pelo(a)s docentes. A preparação para a reunião com o governo do dia 29 de outubro, bem como o retorno à ALBA para a cobrança de uma emenda na Lei Orçamentária Anual (LOA) também foram discutidos. 


Jurídico: Ação de perdas e danos 

Em razão do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia ter julgado a última greve realizada pela ADUSB legal e o corte de salário feito pelo Estado da Bahia ilegal, a diretoria da Adusb deliberou, seguindo o entendimento que já havia sido manifestado pela assembleia geral da categoria, em ingressar com ações individuais de perdas e danos em relação aos professores que tiveram cortes salariais. Dessa forma, o(a)s associado(a)s da Adusb que estiverem nesta situação e que desejarem ingressar com uma ação de perdas e danos em face do Estado da Bahia, deverão procurar as secretarias da Adusb para entregar uma cópia do RG e CPF, documentos que comprovem as perdas sofridas em razão do corte de salário (por exemplo: extratos bancários, empréstimos realizados, contas que ficaram em atraso, retirada de aplicações em caderneta de poupança ou outros investimentos) e para assinar a procuração.