Campanha Salarial: paralisação nesta quarta

Diante o silêncio do governo, o Movimento Docente (MD) fará a segunda paralisação em 2010 com o intuito de pressioná-lo para abertura de negociação reivindicada na Campanha Salarial protocolada desde novembro de 2009. Na próxima quarta, 28, acontecerá um Ato Público no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, às 9h, que também contará com a participação de servidores de todas as Universidades Estaduais da Bahia (UEBA), bem como ativistas do movimento estudantil.

A segunda paralisação (aprovada em Assembleia Geral da Adusb 18 de março) é parte do calendário de mobilização proposto pelo Fórum das ADs e busca também ampliar a participação da categoria em mais um momento de reivindicação. A Adusb chama a atenção para a importância da mobilização conjunta, uma vez que esta estratégia fortalece a categoria e contribui para alcançar os objetivos traçados pelo Fórum das ADs.

A reivindicação da Incorporação Integral das Condições Especiais de Trabalho (CET) foi protocolada no dia 25 de novembro de 2009. No entanto, de lá para cá a única reunião do Fórum das ADs com o Secretário de Educação, Oswaldo Barreto, para iniciar as negociações foi suspensa de forma unilateral, pois segundo o secretário “o Estado atingiu o limite prudencial”. Na ocasião ele afirmou que qualquer tipo de negociação só acorrerá em maio.

Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) os docentes acumulam perdas salariais de 58,25% nas duas últimas décadas comparando-se ao Índice de Custo de Vida (ICV). Diante disso, o MD aposta na incorporação da CET como resposta à política do Governo Wagner que paga aos professores universitários um dos piores salários do Nordeste. Atualmente a Bahia está à frente apenas do Maranhão, que neste momento encontram-se também em Campanha Salarial.

Quem desejar participar da atividade deve enviar o seu nome para o e-mail secretaria@adusb.org.br, deixar o nome na secretária da Adusb até às 11h desta terça (27) ou ligar para o telefone do seu Campus: 3261-6277 (Itapetinga); 3424-8713 (Vitória da Conquista) e 3527-4704 (Jequié).

Fonte: Ascom Adusb