Fórum das ADs pauta indicativo de greve

O Fórum das Associações Docentes (Adusb, Adusc, Adufs, Aduneb e Andes-SN) avaliou a conjuntura política e os rumos do Movimento Docente (MD), tendo como abordagem principal o indicativo de greve nas quatro Universidades Estaduais da Bahia. O encontro aconteceu na segunda, 26/04, na sede da ADUSC, em Ilhéus.

Durante a avaliação da análise de conjuntura, os diretores destacaram os anseios e preocupações expostas pela base, tendo como norte ações conjuntas e unificadas a fim de que as mobilizações pressionem o governo. Na opinião do presidente da Adusb e coordenador do Fórum das ADs, Alexandre Galvão, “a necessidade de uma mobilização mais intensa torna-se necessária pois, mesmo após seis meses de início da nossa Campanha Salarial, o Governo Wagner ainda permanece em silêncio e passivo referentes às questões do ensino superior”, destacou.

Diante da avaliação, o Fórum deliberou pela paralisação unificada (ocorrida no dia 28), seguida de uma reunião com o Fórum dos Reitores (30/04) quando foram discutidas questões como orçamento, a campanha salarial em curso, processos internos e ações conjuntas. Neste encontro, os diretores cobraram dos reitores um posicionamento público com participação de uma coletiva à imprensa, assinatura de um documento e a solicitação de uma reunião com o governo para cobrar providências quanto aos vários problemas das Universidades Estaduais da Bahia, principalmente no que diz respeito à campanha salarial. O Fórum ainda propôs a elaboração de um calendário de reuniões e ações para o mês de maio:

  • Visita aos veículos de comunicação e distribuição de uma carta aberta sobre indicativo de greve no dia 10;
  • Visita à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) no dia 11 às 9h para cobrar dos parlamentares um posicionamento sobre a campanha salarial;
  • Reunião extraordinária do Fórum das ADs no dia 11 na ADUNEB;
  • Reunião ordinária do Fórum das ADs no dia 22 de maio na ADUFS às 9h;
  • Assembleia unificada no dia 27 de maio pautando a Deflagração da Greve.

 

Fonte: Adusb (com informações Ascom Fórum das ADs)