Paralisação nesta quarta (01)

Com a realização de mais uma rodada de negociação nesta quarta, 01, a ADUSB os professores da UESB paralisam as atividades acadêmicas para acompanhar a Mesa Setorial que acontecerá na Secretaria de Educação (SEC).

No encontro passado o governo apresentou o cronograma de incorporação da Condição Especial de Trabalho (CET) e estabeleceu o índice de apenas 10% para 2011, proposta que já havia sido rejeitada. Além desta segunda paralisação, uma terceira já está prevista para o dia 10 de dezembro, quando se pretende estabelecer o acordo final.

As quatros Associações de Docentes das universidades estaduais na Bahia, no entanto, têm como horizonte o índice de 45% na primeira parcela. O presidente da ADUSB, Alexandre Galvão, explica que a intenção do movimento é avançar: “Espero que nesta segunda reunião o governo melhore a proposta para o ano de 2011, pois 10% somos inadmissíveis”, pontua.

Governo enrola há um ano

Protocolado na SEC em 25 de novembro de 2009, a CET (mote reivindicatório da categoria na Campanha Salarial 2010) é uma gratificação paga pelo governo aos servidores estaduais, mas que, por não está afixada na carreira, pode ser retirada por qualquer gestor. O pedido de incorporação busca essencialmente consolidar o benefício temporário em definitivo.

Desde então o Movimento Docente buscou a abertura da conversa e somente às vésperas da radicalização das mobilizações e com uma das associações tendo aderido à greve em meados de junho, é que o governo atendeu a solicitação e assinou o Termo de Compromisso (avalizado por deputados da base governista) se comprometendo a abrir a Mesa Setorial de Negociação após a eleição. Neste período, o governo buscou todas as saídas para não atender as reivindicações desde a alegação de ter atingido o limite prudencial, a ausência de técnicos responsáveis pela negociação, suspensão unilateral de alguns encontros até entrar o período eleitoral, que, por lei, proíbe reajuste salarial aos servidores públicos.

Fonte: Ascom ADUSB