Boletim Eletrônico da ADUSB – 21 de março de 2011

Pauta Interna: Manifestação pressiona reitoria


Dando início ao calendário de ações previstas para este mês, a ADUSB-SSind realizou uma manifestação no Módulo da Reitoria para pressionar a administração da universidade a atender as reivindicações da categoria contidas na Pauta Interna e a se posicionar quanto ao Decreto 12.583/11. O ato foi endossado pela participação dos estudantes que também demonstraram indignação com a política de assistência estudantil em curso na UESB.


Fórum das ADs vai à Brasília denunciar

descaso do governo da Bahia


Diante da falta de vontade política do governo estadual (Jaques Wagner – PT) em resolver os problemas enfrentados pelas Universidades Estaduais da Bahia (UEBA), representantes das quatro Associações Docentes do estado (ADUFS, ADUSC, ADUNEB E ADUSB), reunidos no Fórum das ADs, vão ao Congresso Nacional, em Brasília, nesta quinta (24/03) para denunciar a situação aos parlamentares e solicitar apoio na intermediação da negociação com o governo. A visita contará com a participação e o apoio da presidente do ANDES SN, Marina Barbosa.


Carta à Comunidade

Desde 2009, o Movimento Docente das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) entrou em campanha salarial para reivindicar um salário mais digno. No entanto, somente um ano após a apresentação da pauta da Campanha Salarial ao governo, e depois de muita pressão exercida pelo professores para a abertura das negociações, foi instalada a Mesa Setorial de Negociação. Nas reuniões dessa Mesa, o Movimento Docente mostrou sua capacidade de diálogo, ao aceitar o parcelamento da incorporação da gratificação CET (Condições Especiais de Trabalho) por longínquos quatro anos, ao invés da sua incorporação imediata - bandeira da Campanha Salarial 2010. Para o Movimento Docente, apesar de o acordo não representar o desejo dos professores, ele se constituía em vitória relativa, ao incorporar mais um penduricalho ao salário base - bandeira histórica do nosso Sindicato Nacional, o ANDES.


ADUSB-SSind cobra e Reitoria disponibiliza

lista de processos DE e Progressão

A reitoria da UESB respondeu ofício enviado pela ADUSB-SSind no início deste mês cobrando a lista contendo os nomes de todos os professores que aguardam Mudança de Regime de Trabalho para Dedicação Exclusiva (DE) e Promoção na carreira. O documento contém 78 solicitantes de DE - quatro deles desde 2009 - e 29 pedidos de promoção. É possível observar a data da solicitação junto à Gerência de Recursos Humanos (GRH) e o seu envio para a Coordenação de Desenvolvimento de Educação Superior (CODES).

Veja a lista completa.


Estudantes sinalizam Greve e

apoio à mobilização dos professores

Membros da diretoria da ADUSB-SSind estiveram reunidos na última quinta, 17, com estudantes do Campus de Vitória da Conquista, para discutir a conjuntura política da UESB. A reunião é parte do calendário de mobilização, organizado para o mês de março aprovado em Assembleia Geral. 

Alvará de soltura foi expedido presos podem

ser soltos a qualquer momento

A expectativa é grande para que os trabalhadores e ativistas presos em manifestação  contra a visita de Obama no Rio de Janeiro sejam soltos nesta segunda-feira. Segundo informações de Edna Félix, esposa do membro da Secretaria Executiva Estadual da CSP-Conlutas RJ, Gualberto Tinoco, o Pitéu, já foi expedido o Alvará de Soltura para liberação dos presos. "Acreditamos que por volta das 14h eles já sejam libertados", informa Edna.

Nota de solidariedade aos presos políticos e repúdio à visita do presidente dos EUA. Leia aqui!