Boletim Eletrônico da ADUSB – 28 de março de 2011

Paralisação dia 30: participação é fundamental 



Na próxima quarta, 30 de março, os docentes da UESB devem cruzar os braços e não ir às salas de aulas e demais atividades. A ADUSB-SSind convida a categoria para a Paralisação em resposta ao desfecho dado pelo governo à Campanha Salarial 2010 e ao Decreto 12.583/11 que contigencia verbas do Estado e fere a autonomia das Universidades Estaduais.

Neste dia, um Ato Público será realizado em frente à Governadoria às 9h e uma visita ao plenário das sessões da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), no período vespertino, para chamar a atenção dos deputados acerca das questões em pauta. O transporte estará à disposição dos (as) interessados (as) em participar da atividade em Salvador. Quem preferir ficar em seu campus, a orientação é que sejam realizadas manifestações com fechamento dos portões da Universidade.


Fórum das ADs vai ao Congresso Nacional

Deputados federais e senadores prometem reforçar a luta dos docentes das Universidades Estaduais baianas contra o congelamento salarial que o governo Jacques Wagner tenta impor à categoria, além de outras medidas do executivo que afetam negativamente a qualidade do ensino e prejudicam a autonomia das instituições.
A partir da nossa ação, conseguimos sensibilizar alguns parlamentares para a luta em defesa das universidades públicas da Bahia, afirma a presidente do ANDES-SN, Marina Barbosa Pinto, que participou, nesta quinta-feira (24/3), de atividades para mobilização dos parlamentares, no Congresso Nacional, em Brasília (DF), ao lado de diretores das Seções Sindicais das Universidades Estaduais.



Audiência Pública propõe “poupar” universidades

Na manhã desta quarta, 23, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) foi palco de uma Audiência Pública que discutiu os impactos do Decreto 12.583/11 sobre as Universidades Estaduais da Bahia. Representando a Casa, estiveram presentes a presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia de Serviços, Kelly Magalhães (PC do B) e os deputados Bruno Reis (PRP), Luciano Simões (PMDB), Bira Coroa (PT) e José Raimundo (PT).
O Fórum das ADs, ativistas do Movimento Estudantil e técnicos-administrativos acompanharam os debates e aproveitaram a oportunidade para  denunciar a ingerência do governo e os ataques à autonomia universitária.



Bahia sediará encontro do Setor das Estaduais

Fruto das discussões ocorridas durante o 30º Congresso do ANDES- Sindicato Nacional, será realizado entre os dias 13 e 15 de maio, na ADUNEB (Salvador), o Encontro Nacional do setor das Universidades Estaduais. O objetivo é identificar os diferentes ataques sofridos pelas universidades públicas para, a partir daí, mapear as estratégias mais apropriadas para fortalecer a luta em defesa da universidade pública e gratuita e da categoria docente.



Estudantes de Jequié “sacodem a poeira”

Na tentativa de unificar as lutas das categorias discentes e docentes contra o Decreto 12.583, a Portaria 001 de 22/02/2011 e as pautas específicas de cada categoria, na tarde da quinta-feira, 24, foi realizada uma reunião entre lideranças do Movimento Estudantil (09 dos 13 CA’s participaram) e diretores da ADUSB-SSind. Estudantes também divulgaram Nota Pública.