Boletim Eletrônico da ADUSB – 03 de abril de 2011

Paralisação arranca reunião com governo

A paralisação da última quarta, 30, denunciou para a sociedade baiana, imprensa e deputados estaduais as práticas da política educacional do governo de Jaques Wagner, especialmente com a instituição do Decreto 12.583/11. O ato foi iniciado às 10h em frente à governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, e contou com a participação de membros da Comunidade Acadêmica da UESB, UESC, UEFS e UNEB, além de representantes do ANDES-SN e CSP-Conlutas. Já no turno vespertino, a manifestação aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Com a manifestação, professores e estudantes conseguiram arrancar uma reunião com o Secretário de Relações Institucionais, Paulo Cézar Lisboa, e o Coordenador de Desenvolvimento de Ensino Superior (CODES), Clovis Caribé, para discutir as bandeiras reivindicadas neste momento. O resultado da conversa, no entanto, apesar da promessa da abertura da negociação, não impressionou as categorias por não apontar soluções reais.

Assembleia nesta terça

A diretoria da ADUSB-SSind convoca a categoria para Assembleia Geral nesta terça, 05, no Auditório Wally Salomão, campus de Jequié, às 15h, para discutir a Pauta Interna, Indicativo de Greve e dar os encaminhamentos para o movimento. O Fórum das ADs deliberou que as Associações Docentes realizem assembleias unificadas no período de 04 a 06 de abril para a tomada de decisões conjuntas. Os (as) professores (as) dos campi de Vitória da Conquista e Itapetinga interessados (as) em participar devem informar à secretaria da ADUSB-SSind do seu campus para que o transporte seja providenciado.

Veja o Edital aqui.

Fórum das ADs cobra reunião com governo

A coordenação do Fórum das ADs cobrou na quinta, 31, do Fórum de Reitores, presidido pelo professor José Carlos Barreto de Santana da UEFS, o agendamento da audiência para tratar do Decreto 12.583/11 e da Portaria nº 001/11, conforme indicação feita durante a reunião com o governo ocorrida por ocasião da paralisação. Como o reitor encaminhou ofício ao Secretário de Educação, Osvaldo Barreto Filho no mesmo dia, o Fórum das AD’s aguarda a resposta para a realização da audiência.

Quanto à cláusula imposta ao Termo de Compromisso do Magistério Superior, na qual condiciona qualquer reivindicação salarial com impacto no orçamento do estado para a partir de 2015, o coordenador de Desenvolvimento do Ensino Superior(CODES), Clóvis Caribé, se comprometeu em dar uma resposta ao Movimento Docente até a esta segunda-feira, 04.  Conforme foi discutido na reunião do dia 30, o governo sinalizou reabrir a Mesa Setorial de Negociação.

Mobilização Estudantil continua

Os estudantes da UESB estão em plena mobilização e prestes a deflagrar uma greve geral da categoria. Desde o início da semana passada diversas mobilizações e manifestações estão sendo realizadas contra o Decreto 12.583/11, por melhorias na instituição e no intuito de fortalecer o Movimento Estudantil com a realização de eleições para os Diretórios Centrais dos Estudantes (DCE’s) dos três Campi. Na última quarta, 30, participaram do Ato Público (Salvador) em grande número, decidindo logo em seguida pela realização de um Conselho de Entidades de Base (CEB) na próxima terça, às 9h, no campus de Jequié e com isso permanecem paralisados até terça.  Além das manifestações de rua, os estudantes têm travados intensos debates na web, especialmente nas redes sociais.

Estado anuncia ampliação da licença-maternidade

Na última terça-feira, 29, a população baiana foi informada sobre o projeto de ampliação do período de licença-maternidade das servidoras do Estado para 180 dias. As informações são da Agência de Comunicação do Governo do Estado.

Na UESB algumas professoras gestantes já conseguiram o direito, através de orientação prestada pela Assessoria Jurídica da ADUSB-SSind. A ampliação da licença-maternidade é garantida às gestoras desde o sancionamento da Lei 11770/08 pelo executivo federal, em setembro de 2009.

ANDES-SN abre prazo para envio de artigos

para  revista Universidade & Sociedade

A revista Universidade & Sociedade, editada pelo ANDE-SN, recebe artigos para a edição de número 48 até o próximo dia 12/5. Esta edição será lançada na abertura do 56º CONAD, que acontecerá em Maringá, no Paraná, em julho de 2011. O tema da edição, “Política de C&T e Trabalho Docente”, foi aprovado pelo plenário do 30º Congresso do ANDES-SN, realizado em Uberlândia (MG), de 14 a 21/2.

Leia aqui a Edição 47ª da Revista Universidade & Sociedade