Boletim Especial da Greve - Edição 06

Movimento pressiona e governo afirma reabrir Mesa Setorial de Negociação

A movimentação promovida pelo Fórum das ADs (ADUSB, ADUSC, ADUFS, ADUNEB e o ANDES-SN), em conjunto com os Comandos de Greve de cada Universidade, ocorrida nesta quinta, 05, na Assembleia Legislativa para pressionar os deputados a apoiarem o movimento paredista, resultou na convocação, por parte do governo, de um novo encontro para discutir o Decreto 12.583/11 e a cláusula restritiva imposta ao acordo da Campanha Salarial 2010. O governo informou que reabrirá a Mesa Setorial de Negociação com as presenças das Secretárias de Educação (SEC), Administração (SAEB) e Relações Institucionais (SERIN) em um encontro na manhã desta sexta, 06.

 Informe: Mandado de Segurança é impetrado

 A Assessoria Jurídica da ADUSB-SSind impetrou na última segunda, 02 de maio, no Tribunal de Justiça, em Salvador, um mandado de segurança, numa tentativa de garantir o pagamento dos salários cortados devido a uma atitude truculenta do governo, no último dia 28 de abril. A ação foi aprovada pelo Comando de Greve depois da iniciativa do governo.

Segundo informações da assessoria jurídica a desembargadora Drª. Deise Lago Ribeiro reconheceu a urgência da questão e se prontificou a manifestar-se sobre o mérito até a próxima sexta-feira, 06 de maio.

 Greve está mantida na UESB

Mesmo diante da prática truculenta do governo de cortar os salários com apenas 21 dias paralisados, a Assembleia Geral dos professores, ocorrida na última segunda, 02, aprovou com 105 votos favoráveis e 03 contrários a continuidade da greve por tempo indeterminado. Foram aprovadas importantes ações para fazer o movimento se mostrar à população e responder as tentativas do governo de liquidar a greve com práticas antidemocráticas. Hoje, 05 de maio, está completando um mês da Deflagração da Greve.

 

 Comando de greve da UNEB irá se reunir com Reitor amanhã

 Na tarde de hoje (05 de maio), o Reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, confirmou exibição da reunião com o Comando de greve por videoconferência.  A reunião estava agendada desde o início da semana e faltava apenas a confirmação da possibilidade de transmissão para todos os departamentos da UNEB.

 Manutenção da Greve é aprovada pelos professores da UESC

 Apesar da forma truculenta que o Governo Wagner lançou para pressionar o movimento paredista a finalizar a greve, os professores não abaixaram a cabeça e decidiram, com 124 votos favoráveis, 27 contrários e 2 abstenções, pela continuidade da greve por tempo indeterminado. A votação aconteceu na assembleia desta quarta-feira (04/05), onde os docentes mostraram-se bastante indignados com a ação do governo em cortar seus salários e ainda ressaltaram o desrespeito com a categoria por não pagar nem os 10 dias trabalhados, já que a greve se iniciou no dia 08 de abril.

 Governo do PT suspende salários, mas professores mantêm a greve

Em uma assembleia bastante participativa, com 170 assinaturas na lista de presença, os professores da UEFS mantiveram a greve, com 133 votos favoráveis, 24 contra e 9 abstenções, mesmo após a suspensão do pagamento de seus salários pelo governo petista. A decisão se deveu ao entendimento de que a atitude do governo Wagner foi arbitrária e inconstitucional por desrespeitar o direito de greve. Desta forma, a categoria demonstra também sua indignação com o argumento do governo de que “a greve prejudica a sociedade”, conforme nota oficial, divulgada em 28 de abril.