Boletim Especial da Greve - Edição 20

 Professores da UESB encerram greve

Após 72 dias, a plenária da Assembleia Geral ocorrida nesta sexta, 17 decidiu encerrar a greve iniciada no dia 05 de abril. A categoria entendeu que a unidade no Movimento Docente deve ser preservada após o encerramento da paralisação nas demais Universidades. No entanto, o Estado de Mobilização está mantido na luta pelo cumprimento do compromisso assumido pela Reitoria para resolução dos pontos da Pauta Interna.

 Movimento entrega Termo à Reitoria

Após a assinatura do Acordo da Campanha Salarial e do Termo de Compromisso junto ao governo, na quinta, 16, a ADUSB (membros da diretoria e o Comando de greve) entregou à Reitoria da Universidade o Termo de Compromisso contento as exigências do movimento para a Pauta Interna. Apesar de não se obter todas as respostas, a reunião foi avaliada como uma importante conquista para o movimento grevista na busca de soluções para os problemas da Universidade.

 UEFS: Após 66 dias de greve, movimento docente assina acordo e garante conquistas importantes

O Termo de Acordo salarial e o Termo de Compromisso, referente ao Decreto 12.583/11, foram assinados pelas quatro Associações. Conforme decidido na última assembleia da Adufs (14), as atividades acadêmicas estão sendo retomadas com volta às aulas na segunda (20). A assinatura destes Termos significa uma importante conquista do Movimento Docente. A categoria se manteve em greve mesmo após a atitude autoritária do governo de suspender os salários por dois meses. A luta dos professores, com manifestações, atos e com a ocupação da ALBA por sete dias, ganhou destaque na imprensa e repercutiu positivamente na sociedade, mostrando ao governo a disposição da categoria em conquistar suas reivindicações.

Após 51 dias, greve na UNEB chega ao fim

Reunidos em assembleia na tarde de hoje (16), os professores da UNEB decidiram pelo fim da greve, iniciada no dia 26 de abril. A decisão foi tomada após a assinatura do Acordo com o governo do Estado na manhã de ontem (15), na Secretaria de Educação (SEC). Ainda hoje, a Diretoria da ADUNEB enviará ofício à Administração Central da UNEB informando o fim do movimento paredista e o retorno das atividades acadêmicas a partir de amanhã, 17 de junho.

 UESC: Animação marca o Forró da Resistência

Os professores da UESC curtiram na tarde desta sexta, 17, o Forró da Resistência promovido pela ADUSC, e se estendeu à noite com muita animação. Segundo o presidente da ADUSC, professor Valter Silva, a festa teve como objetivo proporcionar uma confraternização entre os docentes e comemorar, após mais de dois meses de mobilizações constantes, as conquistas obtidas pela categoria. 

Entidades se unem ao ANDES-SN na luta por 10% do PIB para educação

Várias entidades sindicais e movimentos sociais atenderam ao chamado do ANDES-SN para a realização de uma campanha nacional em favor de que seja aplicado 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na recuperação do défict histórico da educação. Mais de quarenta pessoas participaram da reunião, realizada na noite desta quarta-feira (15/6) na sede da entidade em Brasília, para discutir o tema e deliberar um cronograma de ações.

O ANDES-SN e as demais entidades decidiram por lançar a campanha "10% do PIB para a educação já!" por considerarem urgente a construção de unidade na luta para enfrentar o problema já crônico da falta de financiamento condizente com a promoção da educação de boa qualidade para toda a população brasileira.