Servidores públicos federais farão paralisação conjunta hoje (05)

O dia 5 de julho foi escolhido como data para a paralisação de todos os funcionários públicos federais (SPF). Esta foi a deliberação da plenária da Cnesf, que contou com a presença de 114 pessoas, sendo 83 delegados de 10 entidades dos servidores federais. O encontrou aconteceu no domingo (19/6), com o objetivo de avaliar a marcha nacional dos SPF realizada em Brasília, na quinta-feira (16/6), e traçar as próximas estratégias de luta unificada.
A grande paralisação deve acontecer, em todos os estados, com manifestações nas praças e desenvolvimento de atividades, como atendimento público à população, aula aberta, entre outras. O objetivo do ato é pressionar o governo a atender as reivindicações das categorias para a Campanha 2011.
Para o mesmo dia 05 está marcada também uma nova reunião com o Ministério do Planejamento (MP), para discussão da pauta conjunta de reivindicações dos servidores federais.
No último encontro com o secretário de Relações Sindicais do MP, Duvanier Paiva, que aconteceu durante a marcha do dia 16/6, os servidores reafirmaram a unificação do movimento em torno de eixos comuns e reivindicaram que o governo retire do Congresso as medidas legislativas que prejudicam os servidores federais, como o Projeto de Lei (PL) 549/09, que congela os salários dos servidores públicos por dez anos, e o PL 1992/07, que privatiza a previdência social dessas categorias. O representante do MP disse que o governo está avaliando as pautas individuais das categorias e que irá discutir as questões comuns na próxima reunião.


Fonte: ANDES-SN