Adusb Debate as revoltas árabes

Os recentes levantes populares registrados em países Árabes, norte da África e parte da Europa serão temas do projeto “Adusb Debate” que será retomado no próximo dia 14 de outubro, às 19h30, com a palestra “As revoltas árabes e a organização da classe trabalhadora” a ser proferida pelo historiador argentino e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), Osvaldo Coggiola, renomado no assunto. 
Dando continuidade aos debates de formação político-sindical, desta vez “Adusb Debate” as revoluções contemporâneas para buscar compreender como se dá a organização da classe trabalhadora neste contexto e de que forma os levantes populares têm influenciado o resto do mundo no enfrentamento aos governos ditatoriais e ao sistema capitalista. Além deste primeiro momento, também estão previstos outros momentos do "Adusb Debate" nos campi de Jequié e Itapetinga com a discussão de outras pautas relevantes para o movimento social, especialmente o que diz respeito à comunidade acadêmica. O evento também marca a abertura das comemorações pelo Dia do Professor.

Quem é Osvaldo Coggiola?



É argentino, nascido em Buenos Aires, e professor da Universidade de São Paulo (USP), desde 1984, e nos cursos de Jornalismo e Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi expulso da Universidade de Córdoba e do seu país pelo governo militar acusado de ser ativista político, mas segundo afirmou, não pertencia a nenhum grupo guerrilheiro. Após concluir os estudos na França, em 1981, chegou ao Brasil.
Possui graduação e especialização em História pela Universidade de Paris VIII (1977), graduação em Economia pela Universidade de Paris VIII (1979), mestrado em História e doutorado em História Comparada das Sociedades Contemporâneas, ambos pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais/França (1980) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (1998). Atua essencialmente na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, para o qual o mesmo foi convidado a palestrar.  Exerce também o cargo de 3º vice-presidente do ANDES-SN. É autor dos livros: As Grandes Depressões (1873 - 1896 e 1929 - 1939); A crise do capitalismo mundial – De Nova York a Pequim, com escala em Atenas; Alemanha 1918 – 1924: Hiperinflação e Revolução; O Craque de 1929 e a grande depressão da década de 30 e Islã histórico e islamismo político.


Foto: guebala.blogspot.com