Boletim Eletrônico - Informadusb - 23 de setembro de 2011

Governo: “reunião somente após PL da autonomia”

O Fórum das ADs cobrou do governo a retomada das reuniões para discutir o Termo de Compromisso que trata dos efeitos do Decreto 12.583/11 sobre as Universidades. No entanto, o Coordenador de Desenvolvimento do Ensino Superior, Clóvis Caribé, informou nesta quarta, 21, que os encontros com a Comunidade Acadêmica só serão retomados após a entrega do Projeto de Lei da Autonomia aos Reitores das Universidades, ainda sem previsão.


 

Mercantilização da universidade provoca o empobrecimento da elaboração científica

Aliada a questão do efeito do produtivismo na saúde dos docentes, a reestruturação do fazer acadêmico em decorrência da mercantilização da educação superior, também provoca o empobrecimento da elaboração científica e do pensamento nas universidades.
O tema foi intensamente debatido no Seminário “Universidade, Produtivismo e Privatização do Conhecimento”, que antecedeu o 56° Conad, realizado na cidade de Maringá (PR) no último mês de julho e projetou a ampliação do debate para outro grande evento nacional, o qual está programado para novembro deste ano.


 

Greve nos Correios continua e trabalhadores aprovam contraproposta nas assembleias

A greve dos trabalhadores dos Correios continua forte em todo o país, mesmo tendo sofrido um ataque da direção da empresa na última segunda-feira ao descontar dias dos grevistas. Se o objetivo da ação era intimidá-los e fazer com que votassem ao trabalho, o tiro saiu pela culatra. Os trabalhadores ficaram mais raivosos com a iniciativa da empresa e mantiveram a greve forte, além de ampliá-la a cidades que ainda não haviam paralisado as atividades.


 


ANDES-SN apóia Frente contra voto secreto

Com o objetivo de pressionar por uma mudança constitucional que ponha fim ao voto secreto no Congresso, mais de 200 parlamentares assinaram o manifesto de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto, na ultima quarta-feira (21), em cerimônia na Câmara dos Deputados.


 

PL que privatiza hospitais universitários é aprovado na Câmara e vai ao Senado


Mesmo sob forte rejeição das entidades representativas dos trabalhadores da educação e da saúde, que argumentam que o Projeto de Lei 1749/2011 abre espaço para a privatização dos Hospitais Universitários (HU), os deputados federais aprovaram na noite desta terça-feira (20) o PL que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A matéria segue agora para votação no Senado.



Fique por dentro do Movimento Docente Nacional - Informandes 193

Devido a um problema técnico no sistema de Newsletter do servidor na qual o site da Adusb-SSind está hospedado, foi necessária a mudança de endereço para envio. Por este motivo, o Informadusb pode está indo diretamente para a Caixa de Spam de alguns dos e-mails cadastrados.
Solicitamos dos departamentos o encaminhamento dos Boletins Eletrônicos para os endereços dos professores de modo que paulatinamente o receptor possa considerar a mensagem como segura.