Regional 3 do Andes-SN realizou o 43º encontro

Entre os dias 30 e 31 de março, a Faculdade de Educação da Bahia -FACED/UFBA, em Salvador, sediou o 43º Encontro da Regional Nordeste III do ANDES Sindicato Nacional.O evento foi marcado por mesas redondas que debateram temas como “Ciência, Tecnologia e Trabalho Docente”, “O trabalho docente e a organização dos trabalhadores em tempos de neoliberalismo” e “Trabalho docente, previdência e aposentadoria”.

Sobre o último, a palestrante Maria Lucia Fanttorelli fez um vasto panorama sobre a crise financeira mundial e a conjuntura global que vem atingindo diretamente a educação brasileira.

Fanttorelli apontou estudos que demonstram a forma como o sistema político vem lidando com o ensino. Um desses índices, por exemplo, apresenta um percentual menor que 3% do orçamento público investido em educação. Além disso, ela afirma que o investimento para esse setor está cada dia menor, porque as demandas do sistema capitalista estão sempre à frente. “É necessário que a classe trabalhadora atinja um elevado grau de conhecimento para não permitir que esse sistema continue nos dominando”, afirmou.

O evento contou com a presença de representantes das associações docentes das Seções Sindicais das Universidades públicas e privadas dos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas.

Segundo a 1ª vice-presidente da regional Ne III e organizadora do evento, Maria do Socorro Soares Ferreira (Aduneb S.Sind.), o encontro foi muito importante e serviu para aprimorar ainda mais esse espaço de formação política. “Essa temática abordada foi muito válida por trazer uma problemática do cotidiano dos docentes, além de ser uma discussão cujo contexto insere toda a classe trabalhadora”.

Fonte e Foto: Ascom Fórum das ADs