Boletim Eletrônico - Informadusb – 07 de maio de 2012

Eleição do Andes-SN acontece nesta terça e quarta 

Começa nesta terça, 08, a votação para eleger a nova diretoria do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes-SN) para dirigir a entidade no biênio 2012-2014.

A Adusb-Seção Sindical disponibilizará urnas nos três campi para que os professores possam participar do processo eleitoral e contribuir com o fortalecimento da entidade. Na terça as secretarias estarão abertas até as 19h. Já na quarta, 09, a votação ocorrerá até o final do expediente. 

Apenas a chapa “Trabalho Docente e Compromisso Social” foi inscrita para disputar o processo. A Bahia está inserida na regional Nordeste 3 e será representada por José Valter Alves da Silva (Uesc) como 1º vice-presidente; Robério Marcelo R. Ribeiro (Ufrb) como 1º secretário; Marcus Antônio Assis Lima (Uesb) como 1º secretário; Milton Pinheiro (Aduneb) como 1º tesoureiro e Gracinete Bastos de Souza (Adufs) como 2º tesoureiro.

Atividades complementam Dia do Trabalhador 

Ainda dentro da programação do Dia do Trabalhador, a Adusb-SSind realizará, neste mês de maio, um curso de formação sindical para docentes e militantes de sindicatos das cidades-campi da Uesb, bem como palestras com o objetivo de analisar e propor uma profunda discussão acerca do cenário atual para a classe trabalhadora. 

O curso de formação “Concepção, estratégia e prática sindical” é preparado pelo Instituto Latinoamericano de Estudos Socioeconômicos (Ilaese) e será ministrado pelos colaboradores Érika Luciana Andreassy, do Paraná; Fernando Antonio Soares dos Santos, de São Paulo e Daniel Romero, de Salvador. Já a palestra “Movimento Sindical no Brasil: Abordagens históricas, conjuntura atual e perspectivas” será proferida pelo professor do Departamento de História da Uesb, Cristiano Ferraz, doutor em Ciências Políticas pela Unicamp. 

Distribuídos em três momentos (por campus), a atividade será iniciada no dia 16 de maio em Vitória da Conquista; seguida de Jequié, no dia 26 e finalizada no dia 31 em Itapetinga. Não há necessidade de inscrição. 

Plano de ação aprovado em congresso reúne reivindicações, bandeiras e campanhas

Durante o 1º Congresso da Central Sindical e Popular – Conlutas os delegados(as) deliberaram que a entidade deve reafirmar a busca da unidade como um objetivo permanente para a defesa dos direitos e da melhoria das condições de vida da classe trabalha¬dora. 

Fórum dos Servidores Públicos indica

greve geral para junho

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (SPF) indicou a construção de uma greve geral do serviço público, com paralisação por tempo indeterminado a partir de 11 de junho, caso o governo não atenda à pauta unificada de reivindicação dos SPF. O Andes-SN participa do Fórum junto com outras 29 entidades nacionais e três centrais sindicais.

Fique por dentro do Movimento Docente Nacional - Informandes 223