Andes-SN  vai debater porque os docentes estão adoecendo mais

A desvalorização do papel do professor, a sobrecarga de atividades e a falta de infraestrutura física e de pessoal para desenvolver com qualidade suas atividades são alguns dos fatores têm levado a um crescente adoecimento dos docentes das universidades brasileiras. Esse é um fenômeno que já vem sendo estudado por alguns pesquisadores e que será tratado no IV Encontro Nacional do ANDES-SN sobre Saúde do Trabalhador, a ser realizado de 18 a 20 de maio, em Curitiba, que terá como tema o “Adoecimento docente: causas e estratégias de enfrentamento”.

Infelizmente, os nossos professores estão sobrecarregados, tendo de conciliar atividades de ensino, extensão, orientação, pesquisa, publicação de artigos, participação em congressos, em bancas de concursos e de mestrados e doutorados. Há uma cobrança de produtividade muito grande, o que tem deixado muitos de nós doentes”, afirmou a 1ª vice-presidente da Regional Sul, Bartira Grandi, que é uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria.

A diretora do ANDES-SN informou que o objetivo desse IV Encontro será se debruçar sobre essas questões e debater alternativas de combate a essa situação.

A abertura do IV Encontro será às 18h do dia 18 de maio, com a conferência “Adoecimento Docente: causas e estratégias”, a ser proferida pelo professor da Universidade Federal de São Carlos Eduardo Pinto e Silva. No sábado, dia 19, pela manhã, será realizada a mesa redonda “Relações no Trabalho – Violência no Trabalho e Assédio Moral”, que contará com a participação de Deise Mancebo, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nesse mesmo dia, à tarde, será realizada a mesa redonda “Condições de Trabalho e Adoecimento Docente”, que contará com a participação de June Rezende, médica sanitarista e auditora fiscal do Ministério do Trabalho. À noite está prevista a oficina “Ação Sindical em saúde do trabalhador – o papel das seções sindicais na atuação pela saúde docente”. No domingo, 20, será realizada a plenária de avaliação e encaminhamentos. 

Bartira Grandi explicou que a Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (Apufpr-SSind) dispôs-se a sediar o evento.  Essa seção sindical vem desenvolvendo devido a ações realizadas na defesa da saúde docente. “Acho que será uma troca interessante, já que eles vêm se debruçando sobre o adoecimento docente há algum tempo”, afirmou.

Fonte: Andes-SN