Boletim Eletrônico - Informadusb – 26 de maio de 2012


Falta de professores e de estrutura marcou

o início do ano nas Federais 

No país que pretende assumir a liderança econômica entre os emergentes e que se vangloria de ser (por enquanto) a sexta economia mundial, aulas nas universidades federais têm sido suspensas por falta de professor e de infraestrutura. Levantamento feito pelo ANDES-SN mostra que o problema está presente em todas as regiões do país e atinge, principalmente, os cursos que foram criados nos últimos anos pelo Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).



Seminário e curso de formação sindical

em Itapetinga na quinta, 31

A Adusb-SSind promove na quinta, 31 de maio, na Câmara de Vereadores de Itapetinga mais uma etapa do ciclo de debates e formação sindical “Movimento Sindical no Brasil: Abordagens históricas, conjuntura atual e perspectivas”. O evento tem o objetivo de analisar e propor uma profunda discussão acerca do cenário atual para a classe trabalhadora. Com início às 9h, o evento será aberto a toda comunidade acadêmica, bem como trabalhadores de outras categorias, sem a necessidade de inscrição. Estarão presentes o ativista Daniel Romero, membro da coordenação nacional do Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE) e o professor da casa Cristiano Lima Ferraz (DH), doutor em Ciências Políticas. 


Assembleia Geral nesta segunda, 28

A diretoria da Adusb-SSind convocou Assembleia Geral para a próxima segunda, 28, com o objetivo de discutir importantes pautas do Movimento Docente. A reunião acontecerá no auditório I do módulo Luisão às 14h com os seguintes pontos: Análise de Conjuntura e Encaminhamentos; Pauta Interna; Avaliação do relatório preliminar do Plano Diretor Institucional e indicação de representantes da Adusb-SSind na Comissão; Indicação de representantes da Adusb-SSind na Comissão da Estatuinte e do Comitê de Assistência Estudantil; Indicação de delegado para o CONAD e a CSP-Conlutas/Bahia. Os professores de Jequié e Itapetinga interessados em participar devem procurar a secretaria do seu campus.


30 de maio: Dia Nacional de luta por

autonomia e financiamento

 

Docentes das universidades estaduais e municipais de todo o país realizarão na próxima quarta, 30 de maio, o Dia Nacional de luta por autonomia e financiamento, já que estes problemas são vivenciados diariamente nas Iees, em diferentes níveis. A atividade é fruto do último encontro do setor das Instituições Estaduais de Ensino Superior (Iees) como parte do plano de lutas aprovado no 31º Congresso do Andes-SN. Uma nota à comunidade será distribuída à população baiana pelo Fórum das ADs. A Adusb discutirá o assunto na assembleia geral desta segunda. 


Nota: por que os(as) professores(as) das

instituições federais estão em greve? 

A defesa do ensino público, gratuito e de qualidade é parte essencial da história do Sindicato Nacional das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), assim como a exigência da população brasileira, que clama por serviços públicos, com qualidade, que atendam às suas necessidades de saúde, educação, segurança, transporte, entre outros direitos sociais básicos.


Fique por dentro do Movimento Docente Nacional - Informandes 226