Boletim Eletrônico - Informadusb – 04 de junho de 2012

Assembleia aprova apoio às greves e MD inicia mobilização

Os professores da Uesb, em Assembleia Geral, realizada na semana passada deliberaram por iniciar uma ofensiva contra as constantes ameaças do governo sobre as Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) e apoiar incisivamente as greves dos trabalhadores em educação da Rede Pública Estadual e dos docentes das Universidades Federais. As ações foram iniciadas com um Ato Público e prosseguem nesta semana com o registro da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2012. 

Assista ao vídeo do Ato Público ocorrido na praça 09 de novembro, centro de Vitória da Conquista, em apoio à greve dos professores da Rede Estadual de Educação e das Universidades Federais. A atividade também foi marcada pela denúncia do descaso do Governo Wagner com o Ensino Superior a partir da redução do orçamento das Ueba e da suposta proposta de PL da Autonomia. 

Leia aqui a carta à distribuída no Dia Nacional de luta por Autonomia e Financiamento.

Curso de formação sindical reuniu sindicalistas de Itapetinga e região

A Adusb-SSind promoveu na última quinta, 31 de maio, na Câmara de Vereadores de Itapetinga mais uma etapa do ciclo de debates e formação sindical “Movimento Sindical no Brasil: Abordagens históricas, conjuntura atual e perspectivas”. O evento teve o objetivo de analisar e propor uma profunda discussão acerca do cenário atual para a classe trabalhadora. Pela manhã os participantes debateram a realidade sindical em Itapetinga e região enquanto no turno vespertino ocorreu o curso de formação “Concepção, estratégia e prática sindical” ministrado pelo ativista Daniel Romero, membro da coordenação nacional do Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE). Participaram do evento militantes da APLB-Sindicato, Sindcarne, Sindicato dos Comerciários, Sindicato dos Bancários, Sindicato de Servidores de vários municípios circunvizinhos, além de diretores da Adusb-SSind, professores e servidores do campus de Itapetinga.

Prazo para entrega de documentos para ação da URV é prorrogado

Em decisão recente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que é possível a todo servidor público nomeado antes de 1994 ingressar com uma ação judicial para reaver o pagamento das diferenças relativas à Unidade Relativa de Valor (URV) utilizada como conversão durante o período de mudança do plano Cruzeiro para o Real. O STJ entendeu que a conversão foi feita de forma equivocada e, por isso, os trabalhadores têm direito a uma correção monetária em torno de 10%.

No caso dos professores que estão na Uesb desde o ano de 1994, a Adusb-SSind, por meio de sua Assessoria Jurídica, vai impetrar uma ação objetivando o reembolso. Para isso, é necessário que a apresentação de cópia do RG, CPF e do contracheque (todos do ano de 1994 e o atual) e assinar a procuração disponível aqui ou na secretaria da entidade. 

Quem ainda não entregou a documentação necessária o prazo foi prorrogado até o dia 11 de junho. Os professores aposentados devem seguir as mesmas orientações. 

Reabertura dos precatórios

Em conformidade com a decisão tomada pela Assembleia Geral, a Adusb-SSind continuará lutando pela execução total da sentença dos precatórios. Os professores vencedores da causa devem apresentar todos os contracheques desde junho de 1987 até o mês atual para que seja possível a realização dos cálculos contábeis com o intuito de promover um estudo para verificar quanto isso representaria em termos de perdas. Caso a ação seja vitoriosa, o sindicato tentará estender a decisão a toda categoria. 

Vem aí a Arraiá da Luta

Este ano tem Forró da Adusb-SSind! Prepare o seu chapéu que a festança será no dia 15 de junho, às 20h, no Armazém Mineiro, em Jequié. A animação ficará por conta do Trio do Xote. Venha com muita animação e disposição porque vai ter muito forró pé de serra, comidas e bebidas típicas. Informe-se na secretaria.

 

Greve completa 15 dias e professores federais intensificam mobilização

A greve dos professores das Instituições Federais de Ensino completou 15 dias na última sexta-feira, 01 de junho. Desde a deflagração da paralisação nacional por tempo indeterminado em 17 de maio, docentes de 48 instituições já suspenderam as atividades. O movimento é considerado pelo Comando Nacional de Greve (CNG) do Andes-SN um dos mais fortes já ocorridos nas Ifes. A expectativa agora é intensificar as ações de mobilização para pressionar o governo a abrir negociação com a categoria. O governo suspendeu, sem justificativas, a reunião com o ANDES-SN e demais entidades do setor da educação, agendada para o dia 28 de maio. 

Fique por dentro do Movimento Docente Nacional - Informandes 227