Boletim Eletrônico - InformAdusb – 01 de setembro de 2012

Reitoria responde após cobranças da Adusb-SSind

No último boletim Informadusb (veja aqui) a Adusb-SSind denunciou a morosidade da reitoria com os processos de Promoção e Progressão na carreira e mudança no regime de trabalho para Dedicação Exclusiva (DE) e a ausência de repostas para os pontos da Pauta Interna, conforme acordado na última reunião da ADUSB com a reitoria. Cobrada pelo sindicato, finalmente na tarde desta sexta, 31, a reitoria revelou os nomes dos professores que estão na lista enviada ao governo.

No documento (disponível na sede da Adusb-SSind), a reitoria responde sobre os processos encaminhados para o governo em diferentes datas, tendo, inclusive, uma relação de processos enviada em 28 de agosto, um dia após a circulação do Informadusb. No entanto, o documento não informa por quanto tempo os processos tramitaram nas instâncias da Universidade até o envio para a Secretaria de Administração. Quanto à promoção na carreira, foi informado os processos dos docentes que aguardam o direito, paralisada em função da ausência de vagas no quadro. Contudo, foi utilizada a estratégia de apresentá-la em ordem alfabética, omitindo-se a ordem da chegada dos pedidos ao setor competente. 

Por fim, o documento apresenta a relação das portarias publicada em 2012 referentes aos processos de Promoção e Progressão na carreira e mudança no regime de trabalho. Ainda que importantes, os dados apresentados pela reitoria e o envio dos processos para o governo são insuficientes para resolver o problema, pois é necessário também pressionar o governo. De acordo com o presidente da Adusb-SSind, Alexandre Galvão: “de posse dessas informações, vamos cobrar do governo agilidade na tramitação dos processos para que o professor possa usufruir o mais breve possível do seu direito”, sinalizou.   

Cobrada pela Adusb-SSind, a administração central resiste em explicar o motivo de apenas dois professores serem contemplados com o pagamento do Adicional de Insalubridade frente a uma lista contendo professores que aguardam o direito há mais de cinco anos, e tampouco apresentou respostas para os demais pontos da Pauta Interna, conforme havia se comprometido. 

O governo, mantendo a política da enrolação e, apesar de ter garantido a abertura do diálogo com o Movimento Docente baiano a partir do agendamento de uma reunião, até o momento não se manifestou sobre um eventual encontro com o Fórum das ADs para discutir a situação das Universidades e a Campanha Salarial iniciada em junho.  

Ação da URV: Prorrogado prazo

para assinatura do contrato

Devido à ausência de assinaturas nos contratos dos professores que entregaram a documentação para entrar com a ação com o objetivo de reaver as perdas com Unidade Relativa de Valor (URV), a Adusb-SSind decidiu prorrogar o prazo por mais 30 dias. 

Para entrada do processo, os participantes da ação deverão comparecer à Adusb-SSind do seu campus para assinarem o contrato de prestação de serviços de advocacia, o qual garante o pagamento dos honorários na proporção de 10% para o advogado responsável e 5% para ressarcimento da Adusb-SSind pelos gastos durante a ação. Aqueles que estiverem impossibilitados de comparecerem à Adusb, poderão encaminhar as três vias do documento devidamente preenchidas e assinadas para a sede do sindicato mais próxima, ou encaminhar para adusb@adusb.org.br. 

Café society em Jequié recepcionou novos professores

A Adusb-SSind promoveu na última quarta, 29, um formoso café society para recepcionar os docentes recém-chegados ao campus Jequié. Com cenografia dos anos 50 e regado de belas canções, o evento foi mais um momento de integração da categoria contando com a participação de vários professores, entre novatos e as figuras da casa. 

InformAdusb aberto para contribuições

Em comemoração ao dia do professor, a Adusb-SSind produzirá um InformAdusb edição especial. Com o objetivo de publicizar as opiniões dos docentes filiados, a diretoria e a assessoria de comunicação convidam os filiados a contribuírem para o informativo com artigos com a seguinte temática: educação, precarização do trabalho e financiamento. Os artigos devem ter entre 1.500 e 2.000 caracteres, espaçamento simples, fonte 12. Também são aceitas resenhas de livros das diversas áreas do conhecimento e devem ser enviados até o dia 15 de setembro do corrente para ascomadusb@gmail.com.

Prestação de contas 2011

e conferência do contracheque

A diretoria da Adusb-SSind informa que as contas referentes ao exercício do ano de 2011 estão disponíveis para consulta dos filiados da entidade. Todas as notas fiscais referentes aos gastos da associação estão disponíveis na sede da entidade para apreciação. 

Outro ponto que a entidade chama a atenção da categoria é para a conferência dos valores descontados sobre os convênios de cada um. Caso haja dúvida ou os valores descontados não estejam coincidindo, o filiado deverá entrar em contato com a secretaria para obter esclarecimentos.

Dia da Visibilidade Lésbica:

Basta de Machismo e Homofobia!

O dia da visibilidade lésbica surgiu como parte da luta contra a homofobia e contra o machismo, uma combinação de opressões explosiva que proporciona para as mulheres lésbicas ou bissexuais situações constrangedoras de assédio e humilhação. Apesar de a luta contra o machismo e a homofobia serem todos os dias, o dia 29 de agosto marca as batalhas que são necessárias de serem dadas nesse sentido. Muitas mulheres homossexuais ou bissexuais sofrem com a enorme ocorrência de estupros corretivos, expressão da violência específica a que estão sujeitas.

Docentes dão aula sobre carreira e

precarização das IFE em frente ao MEC

Em mais uma atividade para cobrar do governo a reabertura de negociações, os docentes que participam do Comando Nacional de Greve do ANDES-SN organizaram na manhã desta quinta-feira (30) uma aula pública em frente ao Ministério da Educação (MEC). O ato reuniu professores de diversas instituições federais de ensino do país (IFE) e contou também com a participação de representantes do Comando Nacional de Greve dos Estudantes (CNGE) e do Sinasefe. 

Fique por dentro do Movimento Docente Nacional – InformAndes 240