Andes-SN critica ataques sistemáticos ao direito de greve

Desde o ano passado, o governo vem anunciando como sua prioridade para 2013 a regulamentação do direito de greve e da negociação coletiva no serviço público.  Em audiência pública na Câmara dos Deputados no final de dezembro, o Secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, afirmou que já havia decisão da presidente Dilma Rousseff de que os dois assuntos fossem discutidos e encaminhados.

Em entrevista à Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (ApesJF), o secretário geral do ANDE-SN, Márcio de Oliveira, ressalta que o ataque ao direito de greve é uma posição que vem sendo adotada sistematicamente.

“A forma como o governo tem negociado com os servidores públicos federais (SPF) nos últimos anos demonstra claramente que não vivenciamos [...] uma democracia sindical”, denuncia.

O secretário geral do ANDES-SN critica ainda o sindicalismo atrelado ao Estado e cita como exemplo o simulacro de acordo firmado entre o governo e o Proifes, o que classifica como uma atitude autoritária e extremamente inconveniente para uma sociedade que se diz “de liberdade de organização e de relações civilizadas”. 

Assista aqui a entrevista. 

Fonte: Andes-SN