Encaminhamentos da Assembleia da ADUSB realizada no dia 24/05/2013 em Itapetinga.

Encaminhamentos da Assembleia da ADUSB realizada no dia 24/05/2013 em Itapetinga.

1. Aprovação de Estado de Greve;

2. Paralisação para o dia 28/05 com aula pública e Audiência pública na Assembleia Legislativa em Salvador;

3. Instituída comissão de mobilização para as atividades do Estado de Greve;

4. Realização da Assembleia do dia 04 de junho para: avaliação da negociação com o governo; avaliação de proposta do governo; avaliação da deflagração de greve; 

5. Autorização para a utilização de recursos do fundo de mobilização para as atividades de mobilização realizadas até a próxima assembleia docente;

6. Questão relativa à insalubridade: consultar a assessoria jurídica sobre o encaminhamento dado para o pagamento das custas do processo de insalubridade de ações coletivas e individuais; 

7. Exigir reunião com reitoria, SAEB, ADUSB e AFUS para tratar da questão da insalubridade;

 8. Cobrar da reitoria a definição, no termo de referência da licitação, do perfil competente dos peritos para avaliar os casos de insalubridade na UESB. 

9. Entrar com denúncia, no ministério público, contra o governo do Estado em relação ao não pagamento da insalubridade. 

10. Na assembleia do dia 4 de junho será decidida a data da paralisação relacionada a questão da insalubridade

11. Participação de docentes no I Encontro Nacional LGBT da CSP Conlutas: João Diógenes, Ana Patricia Dias e Jânio Benevides.

 

Após pressão, governo marca reuniões com o MD

Na tarde desta quinta (23), o coordenador da Codes, Nildon Pitombo, entrou em contato com a coordenadora do Fórum das ADs, Zózina Almeida, para o agendamento de duas reuniões com o movimento docente. As reuniões serão realizadas na segunda (27) e quarta (29), na Fundação Luís Eduardo Magalhães. 

 

Audiência e aula pública serão realizadas nesta terça (28) 

O(A)s professore(a)s das quatro universidades estaduais participarão, nesta terça (28), de uma audiência pública na ALBA para discussão da autonomia e financiamento das universidades e uma aula pública com o tema “O transformismo do PT”, a ser ministrada pelo professor Eurelino Coelho. As atividades docentes estarão paralisadas para a realização desta mobilização na Assembleia Legislativa. 

Além do reajuste salarial, faz parte da pauta do movimento docente a reivindicação de no mínimo 7% da receita líquida de impostos (RLI) para a o orçamento das Ueba e revogação da lei 7176/97, que fere a autonomia nas universidades.

A primeira solicitação de audiência foi feita através de um documento assinado pelo Fórum das 12 (docentes, discentes e técnicos) em novembro de 2012 e reiterado nesta segunda (20) pelo Fórum das ADs. Desde aquele momento as categorias já denunciavam o pequeno orçamento das universidades que nem sequer alcança os 5% da RLI anunciados pelo governo. Ainda em 2012, mais de 100 milhões foram cortados dos orçamentos elaborados pelas universidades. O magro orçamento se repete no ano corrente e se reflete em problemas para toda comunidade acadêmica.

Diante deste cenário, a Adusb convida seus filiado(a)s a integrarem a luta por maior autonomia e financiamento para as universidades. O(A)s interessado(a)s deverão encaminhar um e-mail para ascomadusb@gmail.com ou ligar para (77) 8829 3612.