Exposição retrata os 30 anos da Adusb

A Associação dos Docentes da Uesb (Adusb), em 2013, comemora 30 anos de luta em defesa dos direitos docentes. Com o objetivo de celebrar essa data e preservar a memória da seção sindical, a historiadora Kamilla Dantas, com o apoio da Adusb e do Laboratório de História Social do Trabalho, está organizando a Exposição Fotográfica itinerante “Adusb 30 Anos”. Durante o mês de dezembro, a comunidade universitária terá a oportunidade de conferir a trajetória da Adusb, dos seus filiados e de suas filiadas, em defesa de melhores condições de trabalho, da autonomia universitária e de uma educação pública de qualidade.

A exposição foi preparada com enfoque nos grandes embates travados pela seção sindical nestes 30 anos de história. Junto com as demais Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia, a Adusb construiu o Fórum das AD’s e bradou em bom som o papel estratégico e fundamental das Universidades Estaduais na difusão e interiorização do ensino superior. Como consequência desde árduo trabalho, a categoria docente conquistou o regime de trabalho em dedicação exclusiva, a criação do estatuto do magistério superior, a incorporação de gratificações e outros importantes avanços para a comunidade acadêmica em geral.

Programação

Em Vitória da Conquista, a exposição ocorrerá entre os dias 2 e 6 de dezembro no Foyer do Teatro Glauber Rocha. A mesa de abertura será realizada na segunda (2) às 16h, com a participação da coordenadora do Lhist, Rita de Cássia Pereira, da curadora da exposição, Kamilla Dantas e do presidente da Adusb, Marcos Tavares.

O trabalho será remontado em Jequié entre os dias 16 a 20 de dezembro, no Foyer da Biblioteca Jorge Amado, com vernissage programada para o dia 16 a partir das 16h. A exposição também acontecerá em Itapetinga nos dias 16 a 20 de dezembro, no Foyer da Biblioteca Regina Célia Silva, com vernissage no dia 17 a partir das 16h.